Horta Kasvattamo / ROOH Studio

Horta Kasvattamo / ROOH Studio

© Aki Markkanen© Aki Markkanen© Aki Markkanen© Aki Markkanen+ 15

  • Arquitetos: ROOH Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Aki Markkanen
  • Equipe De Projeto:Joonas Parviainen, Ella Prokkola, Shreyansh Sett, Ramya Nandyala, Brett Mahon, Arya Kaushik, Saagar Tulshan
  • Jardim Vertical:InnoGreen
  • Jardinagem E Sistema De Irrigação:HORBS
  • Inserção Urbana:Blokgarden
  • Facilitador:Dodo
  • Cidade:Helsinki
Mais informaçõesMenos informações
© Aki Markkanen
© Aki Markkanen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cultivo de alimentos a centenas de quilômetros de distância de onde vivemos é a única opção, ou poderíamos depender de uma dieta cultivada localmente? Poderíamos melhorar a qualidade dos espaços abandonados aproveitando os vazios urbanos para o cultivo de alimentos, tornando-nos mais autossuficientes e responsáveis pelo que consumimos e deixamos para trás? E se nossos edifícios replicassem os ciclos da vida?

© Aki Markkanen
© Aki Markkanen
Planta 1.1
Planta 1.1
© Aki Markkanen
© Aki Markkanen

"Kasvattamo", que pode ser traduzido, a grosso modo, como "Cultivo", foi uma instalação temporária no pátio do Museu da Cidade de Helsinque, envolvendo os habitantes e especialmente os jovens, com os conceitos de agricultura urbana. A estrutura continuou crescendo durante todo o verão, junto com as plantas que a habitavam, de certa forma imitando o ciclo de vida da planta. No final da estação a instalação foi desmontada e reaproveitada em uma estufa de Helsinque.

© Aki Markkanen
© Aki Markkanen

Kasvattamo é um projeto pioneiro sobre como utilizar os pátios áridos de Helsinque para o cultivo de plantas comestíveis. A proposta é um protótipo, que pode ser replicado e remontado, para aproveitar os espaços desocupados da cidade e para produzir nossos próprios alimentos. O local serviu a várias necessidades e atividades práticas da comunidade durante o verão, hospedando um restaurante, espaço para oficinas, cinema ao ar livre e para o povo de Helsinque.

© Aki Markkanen
© Aki Markkanen

Um sistema modular de andaimes configura a estrutura principal da instalação temporária. Todas as peças de montagem foram projetadas, tendo em mente que seriam construídas por voluntários durante as oficinas. Pérgolas, telhados e mesas foram fixados ou pendurados por tiras laranja brilhante, e cordas de sisal. As mesas foram separadas umas das outras, mantendo distâncias seguras, tendo em vista a pandemia. Os vazios entre as mesas têm assentos para leitura ou trabalho, cercados por plantas. Mesas dobráveis e coberturas reversíveis permitem mais espaço em frente à Kasvattamo, durante eventos públicos e exibições.

Axonométrica
Axonométrica

Kasvattamo fez parte de uma exposição do Museu da Cidade de Helsinki, que visava transformar o pátio do museu em um oásis urbano. A experiência ajudou a compreender o potencial do módulo de desenvolvimento, que pode ser usado em quase todos os espaços desocupados em toda a cidade, permitindo às pessoas cultivar alimentos localmente. 

© Aki Markkanen
© Aki Markkanen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Helsinki City Museum, Aleksanterinkatu 16, 00170 Helsinque, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Horta Kasvattamo / ROOH Studio" [Kasvattamo Greenhouse / ROOH Studio] 15 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969900/horta-kasvattamo-rooh-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.