Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de ExteriorCasa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de ExteriorCasa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Mais Imagens+ 29

Zapallar, Chile
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda de projeto consistiu na reforma e ampliação da casa principal e uma nova casa de hóspedes em um terreno com terraços e jardins existentes que receberam intervenções pontuais para articular os edifícios com novos pátios e terraços que permitissem a colonização do terreno em sua totalidade, dando sentido a cada espaço em um percurso ascendente.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld

Três setores principais foram consolidados no terreno:
Uma primeira plataforma com a casa principal cujas paredes foram parcialmente mantidas e, em alguns casos, apenas a projeção da fundação perimetral.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Imagem 29 de 34
Planta Implantação

O layout interno foi completamente modificado para criar uma percurso mais fluido e uma melhor comunicação entre os cômodos, com orientações que permitissem maior luminosidade e novas relações com a área externa. A estrutura foi reforçada e uma escada foi incorporada ao hall reformado, que é mais espaçoso e iluminado, para buscar vistas para o mar a partir de um novo primeiro andar e seus terraços. Este volume tem uma leitura formal mais híbrida do que os demais, pois o telhado original foi mantido no setor de um andar, apenas recuando os beirais para obter uma geometria mais limpa.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Aryeh Kornfeld

Em uma segunda plataforma intermediária, o volume existente foi completamente reformado, tanto interna quanto externamente, para obter uma expressão mais simples e linear com um teto plano, e assim vinculá-lo formalmente ao volume da casa principal. O terreno inclinado foi rebaixado para criar um terraço posterior para melhor iluminação interna e um anexo mais privado para a área externa.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Porta
© Aryeh Kornfeld

Após o percurso ao longo do do morro todo vegetado, chegamos a uma terceira plataforma com a piscina existente e uma nova área sombreada com uma linguagem em consonância com as demais intervenções, o que nos leva à quarta plataforma. Aqui foi projetado um novo volume que se afinca no terreno, tanto em planta, quanto no corte, para gerar o acesso e o final do percurso que depois se diversifica para uma rota final em direção à plataforma superior nos fundos que revela a vista para o mar em sua cobertura. Ela recebe dois programas separados, com entradas independentes em cada nível, mas sua expressividade estabelece uma leitura de unidade formal neste volume final.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Imagem 30 de 34
Cortes Casa Principal

Os volumes existentes e novos foram homogeneizados com a mesma linguagem formal, materialidade e uma paleta de cores que estabelece uma relação harmoniosa com o jardim existente.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aryeh Kornfeld

Os diferentes volumes, tanto os reformados, quanto os inteiramente novos, foram estruturados a partir de um sistema de vigas e pilares em madeira laminada colada, divisórias estruturais em compensado de madeira e placas leves em compensado e vigas em MLE.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld

O projeto teve especial cuidado em melhorar o isolamento térmico da pele do edifício com atenção ao tratamento das paredes divisórias, e janelas com termo-panéis e molduras de PVC.

Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto" [Casa Zapallar / Elton&Deves + Juan Carlos Chamorro Arquitecto] 14 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969876/casa-zapallar-elton-and-deves-plus-juan-carlos-chamorro-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.