Anexo Casa dos Livros / Siqueira + Azul Arquitetura

Anexo Casa dos Livros / Siqueira + Azul Arquitetura

© André Nazareth© André Nazareth© André Nazareth© André Nazareth+ 15

Río de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  425
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, BTicino, Alice Cerâmica, Altena, ArqLed, Arquivo Contemporâneo, Deca, Hoy, Kappah, La Fonte, Lumini, MQA, Marmoraria Santa Cruz da Serra, MecaLux, Metalbagno, Punto
  • Arquiteto Líder:Lia Siqueira + Felipe Siqueira
  • Paisagismo:Alexandra Marcondes Martins
  • Engenharia:Laer Engenharia
  • Colaboradores:Maneco Quinderé e Associados Projeto LuminotécnicoCAP Israel MarcenariaEvolusom Áudio e Vídeo
  • Cidade:Río de Janeiro
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© André Nazareth
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção do anexo como extensão para abrigar um grande acervo de livros. A ideia de concentrar era importante para a pesquisa e arquivo. O desenho da arquitetura surge sobre eixos de trajetos determinados pela sua utilização, em um expressivo plano horizontal flutuante. 

© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth

O uso de uma malha em estrutura metálica com peças mais esbeltas e leves permite uma linguagem de traços lineares. A mobilidade de todos os panos de esquadria permite a integração da arquitetura com o seu entorno, abrindo espaço para ventilação cruzada e iluminação natural. 

© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth
© André Nazareth

A beleza é encontrada na fluidez entre o interior e o exterior. A natureza e o entorno não servem estritamente como plano de fundo, mas compõem o projeto arquitetônico. A orientação do projeto para a vista mais ampla, permite uma apreciação da paisagem icônica do Rio de Janeiro. 

Planta Térreo
Planta Térreo
Corte
Corte

A presença de madeira nas estantes busca a marcação e valorização dos planos horizontais e reforçam a apresentação da biblioteca como elemento de destaque. O uso geral de composições feitas com materiais naturais e orgânicos, com o objetivo de inspirar um ambiente acolhedor. A ideia expressada no Anexo Casa dos Livros é de harmonia com a natureza, a cultura e a energia. A arquitetura deve sempre buscar e, portanto, prosperar nesta relação.

© André Nazareth
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Anexo Casa dos Livros / Siqueira + Azul Arquitetura" 08 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969820/anexo-casa-dos-livros-siqueira-plus-azul-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.