Casa Witiza / Beatriz Alés Atelier + Espaciopapel arquitectos

Casa Witiza / Beatriz Alés Atelier + Espaciopapel arquitectos

© José Hevia Alés© José Hevia Alés© José Hevia Alés© José Hevia Alés+ 15

  • Arquiteta Responsável:Beatriz Alés
  • Arquitetos Paisagistas:Mingo Basarrate, Espaciopapel arquitectos
  • Cidade:Madri
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia Alés
© José Hevia Alés

Descrição enviada pela equipe de projeto. O histórico bairro Tercio Terol foi projetado por Rita Fernández Queimadelos e construído durante os anos 40 na região de Carabanchel, em Madri. Originalmente um projeto franquista de habitação social para famílias de poucos recursos, agora está protegido como parte do patrimônio urbano da cidade.

© José Hevia Alés
© José Hevia Alés

A Casa Witiza é uma das 640 casas geminadas que compõem o projeto. Ela possui 70m2 de espaço utilizável. Tendo sido projetada com uma família de oito pessoas em mente, em seu estado original, foi altamente compartimentada, e incluiu um quintal destinado ao cultivo de frutas e legumes ou à criação de aves. Entretanto, como hoje a unidade abriga apenas um casal jovem, e que também trabalha frequentemente de casa, o espaço foi reconfigurado para atender suas necessidades: eles gostam de receber, e queriam criar uma atmosfera aberta e acolhedora. Para tanto, eles queriam que os ambientes estivessem interligados, e que a área externa fosse integrada como parte da casa.   

© José Hevia Alés
© José Hevia Alés
© José Hevia Alés
© José Hevia Alés

Embora o projeto de reforma tenha respeitado as dimensões externas da unidade originalmente, e mantido as fachadas originais, buscou-se criar um espaço mais contínuo dentro dessas dimensões, induzindo um fluxo natural desde o pátio, até o térreo, e, finalmente, até o piso superior.

© José Hevia Alés
© José Hevia Alés

A renovação do espaço pode ser detectada em uma nova geometria, que incorpora elementos curvos, e um novo esquema de cores diferentes para cada andar. No térreo, as divisórias foram removidas para criar uma área de estar unificada, e o pilar de aço, que é o elemento de destaque desta área, foi deixado aparente. No primeiro andar, a estrutura do telhado de três águas é a protagonista. Independente desta característica, há uma divisória curva que separa o quarto e o estúdio.

Planta Térreo
Planta Térreo
Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

O "ruído visual" do espaço foi significativamente reduzido ao se livrar dos rodapés, usando caixilhos de portas ocultos e limitando o número de diferentes materiais em vista. A casa agora é um plano de fundo discreto para todas as obras de arte, itens de colecionador e outros pequenos artefatos que fazem do lugar um lar.

© José Hevia Alés
© José Hevia Alés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Witiza / Beatriz Alés Atelier + Espaciopapel arquitectos " [Witiza Apartment / Beatriz Alés Atelier + Espaciopapel arquitectos ] 13 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969788/casa-witiza-beatriz-ales-atelier-plus-espaciopapel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.