Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, CadeiraEdifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, CadeiraEdifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, Cadeira, PortaEdifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alu-Stock, AutoDesk, Cypecad, Gradhermetic, Grato, Griesser, Grupo Ortiz, K-Line France, Robert McNeel & Associates, Vitra, panoramah!®
  • Arquitetos Responsáveis: ENRIQUE ARENAS, LUIS BASABE
  • Equipe De Projeto: ANDREAS BENÉITEZ, FRANCA SONNTAG, ÁNGEL VILLANUEVA, LIDIA FERNÁNDEZ
  • Arquiteto Técnico: JOSÉ RAMÓN GUTIÉRREZ
  • Cliente: PROYECTOS ALCONSA SL
  • Projeto De Instalações: R. ÚRCULO INGENIEROS CONSULTORES
  • Projeto Estrutural: CEIDER SL
  • Paisagismo: BENAVIDES-LAPERCHE
  • Mobiliário: Vitra
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing consistiu no projeto, execução e construção de um edifício residencial na rua Claudio Coelho 121, no coração do bairro de Salamanca, em Madri. Sua localização excepcional é tanto uma oportunidade, quanto um desafio, devido a sua presença visível da ponte Juan Bravo, na Castellana.

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Consciente da importância de sua localização, o projeto apresenta um duplo caráter, graças ao contraste em sua materialidade. Para a rua Claudio Coelho, o edifício apresenta uma fachada de três pavimentos, típica do bairro, com base, corpo principal e cornija. Esta perspectiva urbana tem uma personalidade estrita e não decorativa, feita de painéis modulares pré-fabricados de concreto branco.

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Imagen Subliminal
Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Imagem 13 de 17
Planta
Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Imagen Subliminal

No interior, no entanto, uma fachada mais leve e amigável se abre para o jardim, com grandes painéis de vidro cobertos com uma malha de madeira. Um volume inferior, na forma de uma casa de dois pavimentos, envolve o jardim, trazendo uma escala mais humana ao conjunto.

O processo de projeto incorporou a participação dos usuários na configuração de sua futura casa. Após definir uma faixa de espaços de servidores (armazenamento, vestiários, serviços, instalações, etc.), este suporte foi interpretado em cada pavimento, conforme as necessidades e exigências dos habitantes, tornando sua casa feita sob medida, a partir de um padrão de projeto coletivo.

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Um detalhado projeto construtivo trouxe destaque ao edifício, graças à mais alta qualificação possível em termos de eficiência energética. Mais especificamente, a composição da pele foi pensada de forma sensata, escolhendo cuidadosamente as melhores soluções de isolamento térmico e janelas do piso ao teto. A contribuição da fachada com persianas de madeira é, naturalmente, crucial, pois oferece proteção contra a incidência solar, o que também significa manter a privacidade doméstica dos usuários, mas, ao mesmo tempo, liberando as melhores vistas da cidade.

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Imagem 14 de 17
Persianas 01

Com a inovação técnica em mente, foi definido um sistema centralizado de instalações altamente eficiente, otimizando o uso de energia segundo as demandas alternada dos usuários. Este sistema centralizado constitui um esqueleto comum que, com a organização espacial em torno da faixa de atendimento dos espaços anteriormente, mencionados, permitiu uma grande flexibilidade durante o processo participativo de personalização com os futuros habitantes.

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Claudio Coello, 121, 28006 Madrid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios" [Edificio residencial Claudio Coello 121 / Arenas Basabe Palacios] 07 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969659/edificio-residencial-claudio-coelho-121-arenas-basabe-palacios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.