Centro Cultural Chamanga / Munich University of Applied Sciences + Portland State University + Atarraya Taller de Arquitectura + Opción Más

Centro Cultural Chamanga / Munich University of Applied Sciences + Portland State University + Atarraya Taller de Arquitectura + Opción Más

© Santiago Oviedo© Santiago Oviedo© Santiago Oviedo© Santiago Oviedo+ 23

San Jose de Chamanga, Equador
  • Clientes:Opción Más
  • Engenharia:Universidad de Ciencias Aplicadas de Múnich: Schiemann, Dauberschmidt, Scholz, Universidad de Tokyo; Araki, Sato
  • Consultoria:Fabián Burbano, Ursula Schmid
  • Opción Más:Sol Godoy, Ericka Godoy, Alberto López, Mauricio Gudiño, Nathaly Godoy, Vladimir Patiño
  • Comunidade Chamanga:Fabián Burbano, Mario Baloy, Ángel Bone, Jon Villegas, Deyton Pata, José Godoy, Freddy Godoy, Germán Baltán, Eduardo Cevallos, Eber Napa, Marcos Betancourt, Alison Betancourt, Manuel Valle
  • Atarraya Taller De Arquitectura:Burbano, Oviedo
  • Colaboração:del Hierro, Maron, Vogliano, Movimiento Mi Cometa, Angst
  • Universidad Estatal De Portland:Chandler, Gerkhardt, Iancu, Jones, Ducay, Lindner, Peterson, Pleasant, Rodriguez, Sagrero, Sanchez, Van Duzen
  • Universidad De Tokyo:Kawasaki, Ryokawa, Sakura
  • Universidad De Ciencias Aplicadas De Múnich:Arzberger, Bachert, Baumeister, Biet, Brandt, Fuerstenberg, Fromme, Gloeckler, Haberlander, Hacker, Hoermann, Keilhacker, Kuisl, Loserth, Makowski, Pfeffer, Reiser, Rischer, Rosenfeld, Schmid, Seifert, Zettl, Hartig, Schmid, Schiemann
  • Cidade:San Jose de Chamanga
  • País:Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

CONTEXTO
Chamanga é uma vila de pescadores no estuário do rio Cojimíes, Esmeraldas. Após o terremoto de abril de 2016, que afetou severamente 80% de seus edifícios, a maioria dos habitantes migrou para o interior. O desastre gerou uma situação de transição física e social, ao mesmo tempo em que acentuou as desigualdades históricas que colocaram 100% da população de Chamanga abaixo da linha de pobreza.

Planta baixa pavimento térreo
Planta baixa pavimento térreo

Desde 2009, a organização local Opción Más tem executado programas culturais para crianças e jovens, focados em resgatar e fortalecer sua herança afro-equatoriana e Montubia. Após vários anos de atividade, a casa que usaram para seus programas foi destruída pelo terremoto.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

O Centro Cultural Chamanga é o resultado de uma colaboração de longo prazo entre o povo de Chamanga, o meio acadêmico e as organizações da sociedade civil.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

PROCESSO, MINGA E OFICINA 1:1
O projeto foi organizado em duas fases, enquadrado em um modelo de design/build, no qual os estudantes projetam, planejam e constroem em colaboração com a comunidade local, profissionais e professores.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

A liderança das professoras e professores de Chamanga ao longo do processo gerou oportunidades para o intercâmbio de conhecimentos, integrando a tradição local de construção social recíproca - a minga - com a metodologia acadêmica da oficina 1:1. Isto foi decisivo tanto para a adequação e relevância do edifício, quanto para o fortalecimento do processo social e organizacional do qual a construção faz parte.

Planta baixa pavimento superior
Planta baixa pavimento superior

A Universidade Estadual de Portland participou do processo de projeto e construção da primeira fase, enquanto a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique liderou a segunda fase. Ao longo do processo, Atarraya Taller de Arquitectura e Opción Más, juntamente com outros atores de Chamanga, lideraram a pesquisa, a participação e o processo de implementação no território.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

O PROJETO
Localizado em um lote de 9x15m de divisão, o projeto é organizado em duas barras paralelas ao redor de um átrio central de pé-direito duplo. Durante apresentações e grandes eventos, o átrio se abre para a rua, integrando o edifício com o espaço público.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

O Centro está enraizado em seu contexto, usando referências da arquitetura vernacular da região, ao mesmo tempo em que se distingue por sua escala e reinterpretação dos sistemas tradicionais. O piso térreo, em tijolo e concreto armado, responde às preocupações locais de segurança, protegendo os materiais naturais da água e dos xilófagos. O piso superior é sustentado por madeira e bambu guadúa. O revestimento de cana triturada e as celosías de guaduá filtram a luz e permitem a ventilação adequada do espaço.

Corte
Corte

Embalagens de tetrapak recicladas cobrem o telhado, melhorando as condições acústicas e térmicas do Centro. A água da chuva é coletada em tanques e garante água corrente, enquanto os banheiros ecológicos secos oferecem uma alternativa à crise do saneamento em Chamanga, ainda isolada das redes públicas de água e esgoto.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

HOJE
Opción Más e diferentes coletivos de Chamanga utilizam o Centro Cultural para atividades que incluem oficinas comunitárias de cinema, de marimba e de preservação dos manguezais, cursos de arte e assembleias de bairro.

© Santiago Oviedo
© Santiago Oviedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San José de Chamanga, Esmeraldas, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Chamanga / Munich University of Applied Sciences + Portland State University + Atarraya Taller de Arquitectura + Opción Más" [Centro Cultural Chamanga / Munich University of Applied Sciences + Portland State University + Atarraya Taller de Arquitectura + Opción Más] 13 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969578/centro-cultural-chamanga-munich-university-of-applied-sciences-plus-portland-state-university-plus-atarraya-taller-de-arquitectura-plus-opcion-mas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.