Casa Sirena / Studio Saxe

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de ExteriorCasa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de ExteriorCasa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de ExteriorCasa Sirena / Studio Saxe - Mais Imagens+ 35

Santa Teresa Beach, Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Exterior
© Andres Garcia Lachner

Visão geral. O Studio Saxe foi encarregado de projetar uma casa em frente à praia, na bela cidade de Santa Teresa, na Costa Rica. Decidimos integrar a experiência da selva na casa, e também emoldurar as vistas do oceano, enquanto a misturamos com a natureza.

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Exterior
© Andres Garcia Lachner
Casa Sirena / Studio Saxe - Imagem 35 de 40
Planta
Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Exterior
© Andres Garcia Lachner

Conceito. O Studio Saxe decompôs a massa do edifício em uma série de pavilhões com coberturas sobrepostas, que criam interessantes espaços de circulação entre os volumes. Ao desmaterializar os volumes, integramos a casa em seu ambiente exuberante.

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Andres Garcia Lachner
Casa Sirena / Studio Saxe - Imagem 40 de 40
Corte
Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Andres Garcia Lachner

Projeto. Os arquitetos utilizaram a decomposição de volumes para abrigar os diferentes programas do projeto. Os pavilhões divididos em dormitórios, salas de estar, áreas de serviço, juntos criam uma harmonia, tecida em conjunto através da circulação de espaços internos/externos. Assim, a casa permite que o usuário experimente o intenso ambiente natural, cada vez que se mova de um lugar para o outro.

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Andres Garcia Lachner
Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Andres Garcia Lachner

Sustentabilidade. A decomposição dos volumes permitiu a ventilação cruzada, devido à exposição de cada espaço a pelo menos duas ou três faces para o exterior. Os beirais da cobertura foram cuidadosamente projetados para proteger do sol e da chuva, por meio de um processo de desenho bioclimático, que analisa os padrões solares, ventos e precipitação, para criar conforto sem o uso de energia. Um conjunto de sistemas sustentáveis, tais como captação de água da chuva, sistemas de reciclagem de água, geração de energia e design inteligente, faz deste projeto um pioneiro na arquitetura tropical sustentável, que tem o design passivo em seu núcleo.

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Andres Garcia Lachner

Construção. O Studio Saxe desejava criar a sensação de linhas de cobertura flutuantes, assim uma série de colunas esbeltas suportam os planos do telhado, de uma forma, que eles parecem estar flutuando A combinação da construção de aço e madeira, com fundações de concreto permitiu a leveza do projeto, e o espalhamento de limites entre a estrutura e o exterior.

Casa Sirena / Studio Saxe - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sirena / Studio Saxe" [Sirena House / Studio Saxe] 08 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969499/casa-sirena-studio-saxe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.