Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Andreaswidi

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de ExteriorHotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de InterioresHotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraHotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de InterioresHotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Mais Imagens+ 27

Kecamatan Semarang Selatan, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andreaswidi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ariston, Dekson, Deluns, HIK VISION, Inlite, Phillips, Taco, Tegel Panjen, Toto, Venus Tiles
  • Arquiteta Responsável: Tamara Wibowo
  • Arquiteta: Berda Karendra Putra
  • Estagiária: Claudia Kondoy
  • Construtora: Anugerah Karya Perkasa, Gien Suhadi
  • Consultoria Hvac: PT. Tiga Kurnia Sukses Makmur Abadi
  • Cidade: Kecamatan Semarang Selatan
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Andreaswidi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Qub é um hotel de 10 quartos localizado em uma densa área comercial no centro de Semarang, na Indonésia. Outrora uma casa comercial de 3 andares, o edifício foi transformado em uma estrutura industrial, porém glamorosa, com uma fachada única feita com aberturas de vários tamanhos, revestidas com aço preto, criando uma visão inesperada entre os azulejos brancos dos anos 90 e as fachadas de vidro azul. Ajustando-se ao tecido urbano da cidade, as aberturas em forma de cubo ("qub(ic)") articuladas através da fachada em tamanhos variados destinam-se a confundir a compreensão visual dos níveis reais por trás da fachada, aumentando assim a escala do edifício.

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores
© Andreaswidi
Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cadeira
© Andreaswidi

As estruturas existentes foram reaproveitadas ao máximo para abordar o edifício de forma sustentável e ao mesmo tempo adaptá-lo a uma nova função. Os antigos tetos de gesso, paredes e escadas existentes foram todos retirados do edifício para maximizar o espaço útil para o hotel. O design interior é um jogo de novos elementos monótonos, como paredes externas curvas brancas dos quartos e paredes de tijolo preto áspero como pano de fundo em cada quarto do hotel. Elas são sobrepostas ao desenho do teto de concreto aparente que é adornado com uma rede de conduítes elétricos correndo pelos quartos e corredores do hotel.

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Andreaswidi
Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Imagem 21 de 32
Planta - Segundo Nível
Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores
© Andreaswidi

Linhas de iluminação foram adicionadas ao design do hall, dos quartos e do corredor para criar uma sensação de elegância e sofisticação. As escadas foram totalmente feitas de placas de aço perfuradas para permitir que o ar passe pelo vazio. O movimento para cima e para baixo das escadas pode ser visto através de sua transparência, o que torna o espaço público ainda mais ativo e dinâmico. Os corredores do hotel também podem respirar, o que é possível graças à utilização de persianas na frente e na parte posterior, permitindo assim a ventilação cruzada em todo o volume.

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores
© Andreaswidi

Atrás das venezianas da parte posterior, áreas verdes tropicais são plantadas para reduzir o efeito da poluição do ar e do ruído na cidade, bem como reduzir o ganho de calor enquanto gera ar fresco no hotel. Qub desafia a tipologia comercial de 3 andares que é encontrada em muitas partes da cidade de Semarang. Dentro da restrição típica de largura e altura, uma transformação da função é capaz de formar uma articulação muito mais interessante de fachada comercial, utilizando material e forma arquitetônica específicos, enquanto enriquece a experiência urbana.

Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Andreaswidi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bangkong Plaza, Jl. MT. Haryono No.864-866, Peterongan, Kec. Semarang Sel., Kota Semarang, Jawa Tengah 50242, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel QUB / Tamara Wibowo Architects" [QUB Rooms / Tamara Wibowo Architects] 10 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969436/hotel-qub-tamara-wibowo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.