Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura

Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Montse Zamorano

Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior, EscadaEdifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de InterioresEdifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de InterioresEdifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Madri, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Senra, Elisa Sequeros
  • Arquiteto Técnico: Ignacio Buzzanca
  • Colaborador: Jorge Gabaldón
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Montse Zamorano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num lote de 800m2, numa zona suburbana de Madri caracterizada por moradias unifamiliares e em que a regulamentação permite a construção de três moradias geminadas, propõe-se um edifício de três níveis com um apartamento por pavimento. Em contraste com as moradias geminadas características da região, com uma pequena área útil e organizadas em três a quatro alturas, o projeto propõe alternativamente moradias espaçosas organizadas num só nível com grandes terraços, grandes janelas e um amplo jardim com piscina comum. Com isso, são eliminadas circulações e espaços desnecessários (escadas, corredores, distribuidores e saguões) e toda a superfície útil é aproveitada principalmente para áreas de estar e quartos.

Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Montse Zamorano
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 17 de 23
Planta - Térreo
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 20 de 23
Corte Longitudinal
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Montse Zamorano
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 18 de 23
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 21 de 23
Corte
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Montse Zamorano
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 19 de 23
Planta - Segundo Pavimento
Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Montse Zamorano

O projeto desenvolve um modelo genérico de sobreposição de casas em altura, no qual as habitações são empilhadas, cada uma ocupando todo o andar do edifício. Cada nível se move e gira em relação ao inferior, gerando uma série de terraços que se elevam em espiral, evitando que um esteja posicionado imediatamente sobre o outro. O núcleo de comunicação fragmenta-se em um elevador e uma escada externa que circunda as habitações à medida que sobe. Esses dois elementos variam sua posição nos diferentes andares devido aos movimentos e giros dos apartamentos. Cada um deles é, portanto, diferente. Embora todos partam do mesmo esquema tipológico, eles se adaptam à sua posição específica dentro do complexo.

Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Imagem 15 de 23
Axonométrica

A estrutura de lajes e paredes de concreto aparente consegue ser resolvida sem pilares ou apoios além do envoltório externo. Assim, plantas livres de 13,5x13,5m são alcançadas. As paredes, que constituem as fachadas do edifício, recebem a luz de forma natural. Elas são contrabalançadas em cada andar de forma que, como em um castelo de cartas, a estabilidade do todo seja garantida. As lajes apoiam-se assim nos seus quatro lados (dois apoiados e dois suspensos nas paredes do nível superior). Duas vigas dividem a planta em 3 faixas e acabam resolvendo a estrutura. A estrutura, para além de determinar a configuração espacial dos terraços e do volume, resolve a organização funcional das habitações. A faixa central delimitada pelas vigas abriga todos os serviços, ocultando as instalações num forro falso em ripas de madeira. Nas outras duas faixas, quartos e áreas de estar são dispostos respectivamente, permitindo que as lajes estejam soltas ampliando a altura livre até 3m.

Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Montse Zamorano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial GT3 / Bojaus Arquitectura" [Casas GT3 / Bojaus Arquitectura] 28 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969226/edificio-residencial-gt3-bojaus-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.