Casa no Bosque / Oficina X

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de ExteriorCasa no Bosque / Oficina X - Fotografia de ExteriorCasa no Bosque / Oficina X - Fotografia de InterioresCasa no Bosque / Oficina X - Fotografia de ExteriorCasa no Bosque / Oficina X - Mais Imagens+ 14

San Bernardino, Paraguai
  • Arquitetos: Oficina X
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Chacore Concretos, Comercial Santo Domingo, Cype Software, Deca, Ftool, Inatec, LUMINOTECNIA, Portinari, Trimble Navigation, Uddo
  • Arquitetos Responsáveis: Felipe Ramirez Ilculese, Nicole Jaquet
  • Engenharia: Felipe Ramírez Ilculese
  • Cidade: San Bernardino
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa pré-existente de azulejos coloniais, perto do lago e no meio da floresta. San Bernardino, uma cidade onde a poesia se torna matéria. Abstraímos a essência da casa e a desconstruímos. As longas linhas horizontais que surgem do existente transformam o objeto em uma paisagem. O genius loci se manifesta através da floresta e, portanto, compreender sua essência constituiria o campo de trabalho onde a ideia é construída. Uma árvore articula o acesso entre grossas paredes de terra construídas com o próprio solo do local. Uma porta permite que ele seja descoberto.

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Leonardo Méndez
Casa no Bosque / Oficina X - Imagem 14 de 19
Planta
Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Daniel Ojeda
Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Interiores
© Daniel Ojeda

''Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz'' - Le Corbusier. Costumamos considerar a luz como uma ferramenta de observação, porém, o que aconteceria se invertêssemos essa premissa, poderíamos eventualmente conjeturar a hipótese de que os objetos são manifestações de luz. Portanto, bem se poderia afirmar kantianamente que a arquitetura é o sábio jogo de luzes que adquire qualidades morfológicas visíveis e tangíveis. Sob essa premissa, o projeto é desenhado com base em transições de luz que emulam a atmosfera da floresta e conferem um resultado extraordinário. Luz-sombra-penumbra.

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Leonardo Méndez

Quando Niestzche expôs a centralidade do corpo, ele revelou a essência de "tudo o que existe". Nós projetamos colocando o corpo como centro, ideias abstratas para o deleite do espírito. Nietzsche afirma que o que chamamos de "espírito" nada mais é do que a razão do corpo. As altas temperaturas do local revelam a busca pela sombra, onde o corpo se projeta. A beleza de um espaço perfeitamente equilibrado para os sentidos, esse espaço é a essência do que é verdade.

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Daniel Ojeda

O elemento central é a galeria, espaço intermediário entre o interior e o exterior, onde os limites se confundem, estamos dentro e fora ao mesmo tempo, em ligação estreita com a natureza. Isto constrói uma relação com a galeria pré-existente e articula todos os espaços mas, sobretudo, constrói o silêncio. “O belo não é uma substância em si, mas apenas um desenho de sombras, um jogo de claro-escuro produzido pela sobreposição de diferentes substâncias... da mesma forma, a beleza perde sua existência se os efeitos da sombra forem suprimidos”. Elogio da sombra - Junichiro Tanizaki.

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Daniel Ojeda

Habitar cada espaço é participar de sensações plásticas ligadas ao lugar através da sombra. A desmaterialização do plano superior abstrai a essência da floresta cujo plano inferior é usado como tapeçaria onde ora desenhamos sombras, ora luz. É a sombra que cria aquela atmosfera, a abstração da floresta. A arquitetura desaparece, a arquitetura é a floresta.

Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior
© Daniel Ojeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Bosque / Oficina X" [Casa en el bosque / Oficina X] 23 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968948/casa-no-bosque-oficina-x> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.