Casa Cultivável / IN STUDIO

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, VigaCasa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, VigaCasa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, VigaCasa Cultivável / IN STUDIO - Mais Imagens+ 27

Saitama, Japão
  • Arquitetos: IN STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Makoto Yoshida
  • Arquitetos: IN STUDIO
  • Cidade: Saitama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Exterior
© Makoto Yoshida

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por gerações a família do cliente manteve uma casa agrícola a partir do cultivo das suas terras nesta propriedade na área central de Saitama. As casas nesta área agrícola costumavam compartilhar um padrão ordenado, geralmente com um riacho, uma casa de fazenda, galpões e plantações em fileiras de norte a sul, mas, nos últimos tempos, casas recém-construídas e garagens de automóveis desordenaram o padrão geral na expansão das paisagens suburbanas no campo.

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Makoto Yoshida
Casa Cultivável / IN STUDIO - Imagem 28 de 32
Corte
Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Makoto Yoshida

Estas novas residências raramente estão integradas na natureza do entorno e dificilmente são vistas como habitações com qualidade arquitetônica. Mas, se analisada sob o ponto de vista quantitativo, a situação também pode ser interpretada como uma espécie de cidade-jardim com edifícios de baixa densidade entre os campos. Através da renovação de uma residência nesta zona, pretendeu-se abrir o terreno ao entorno e assim criar uma habitação enraizada na continuidade do desenvolvimento urbano e histórico. Isso não significa nada além de ativar um lugar, cultivando o tempo e o espaço próprios.

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Makoto Yoshida
Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Makoto Yoshida

Com essa reforma, redefinimos o eixo principal do lugar demolindo uma velha casa no centro para estender a estrada da fazenda em direção à casa dos pais. Ao longo deste novo eixo estão um jardim no lado leste e uma nova residência no lado oeste, e o arranjo espacial permite que o jardim cercado pelos edifícios se conecte perfeitamente com as fazendas do lado de fora. Em seguida, percorremos o caminho em frente à nova residência para servir como uma varanda, já que o espaço de 1,8 metros de profundidade faz a mediação entre a casa e o jardim. A varanda está mobilada com acabamentos em bloco, bancada saliente, parede revestida de madeira, bem como tomadas eléctricas e torneira para que a zona exterior possa ser utilizada da mesma forma que um ambiente interno. Ela serve simultaneamente como uma abordagem para conectar os campos e a casa dos pais, uma grande sala que ajuda as atividades no jardim e no campo, e beirais profundos para proteger a casa do sol da manhã, da chuva e do vento.

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Makoto Yoshida
Casa Cultivável / IN STUDIO - Imagem 29 de 32
Diagrama

Para melhor equilibrar o grande jardim e muitos espaços internos voltados para ele, decidimos transformar o volume em um prédio de 1 pavimento e meio. A planta segue um padrão de uma casa de fazenda típica, enquanto o nível térreo é organizado em cinco alturas diferentes em uma espiral ascendente do solo ao terraço no topo. Com todos os  jardins e os andares conectados perfeitamente, a sequência em espiral continua suavemente desde a entrada no nível do solo até os andares ascendentes para o terraço, fechando o círculo novamente para o jardins desde cima. As janelas são feitas em todos os lados e em diferentes alturas evitando edifícios contíguos, através dos quais o espaço interior se contextualiza na paisagem do campo suburbano, gerando assim uma autêntica sensação de habitação.

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Makoto Yoshida

Sob a camada externa suportada de forma independente por uma estrutura moldurada, toda a casa é projetada como um grande galpão, que por sua vez pode ser articulado em quartos individuais de forma flexível, adicionando portas de correr ou divisórias transparentes ou translúcidas. A iluminação no trilho móvel e os móveis feitos de compensado permitem um fácil ajuste em uma base DIY. Acreditando que uma casa é cultivável da mesma forma que os campos agrícolas, renovamos esta casa para que o cliente possa cultivar livremente a sua própria habitação. Por isso, a chamamos de Casa Cultivável.

Casa Cultivável / IN STUDIO - Fotografia de Exterior
© Makoto Yoshida

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cultivável / IN STUDIO" [Cultivatable House / IN STUDIO] 22 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968827/casa-cultivavel-in-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.