Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura

Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Mais Imagens+ 19

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Brasil Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa térrea é um luxo para uma cidade como São Paulo, cuja pressão imobiliária leva quase sempre se construir o máximo permitido para o lote. Pensando nisso, este projeto de reforma parte da exploração dessa virtude que nos é dada a princípio.

Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

O projeto de reforma propõe uma limpeza visual e luminosa, porém mantém a casa térrea. Como atos principais, abre o lar para os poucos recuos existentes, integrando-os ao espaço interno. Para isso foram retirados o telhado de fibrocimento e os beirais, foi retirada também a “sala de almoço”, transformando-a em um jardim interno. Internamente foram derrubadas paredes, integrando praticamente todos os ambientes. Uma nova escada, leve e vazada dá acesso à nova cobertura, agora um jardim que desfruta da paisagem e do pôr do sol. Com a retirada do telhado também foi possível lançar mão de aberturas zenitais, o que traz uma qualidade de iluminação e ventilação muito boa aos ambientes.  

Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Imagem 24 de 24
Desenhos
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Manuel Sá

Toda a casa agora gira em volta do pátio/jardim interno, todos os ambientes têm vista para este jardim: cozinha, sala de jantar, estar, sala íntima, biblioteca, circulação e até mesmo o closet e o wc da suíte tem vista para o jardim. Este jardim é um canhão de luz dentro da casa.  

Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Manuel Sá

Por fora, a nova residência é um volume branco cortado por algumas lajes de concreto aparente em locais estratégicos como na entrada, indo buscar o pedestre na calçada, acima de janelas protegendo os caixilhos e em ligações importantes como entre sala/varanda e sala/lavanderia. Internamente propusemos um novo piso monolítico que dá unidade espacial e integra todos os ambientes. Inspirados pelos excelentes caixilhos de ferro originais, propusemos que os novos fossem feitos à semelhança dos originais pintados sempre de esmalte sintético brilhante.

Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gregório Paes Leme / Brasil Arquitetura" 09 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968628/casa-gregorio-paes-leme-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.