Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de InterioresCafé Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, CadeiraCafé Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCafé Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, CozinhaCafé Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Mais Imagens+ 27

Higashiosaka, Japão
  • Arquiteto Responsável: Osamu Morishita
  • Cidade: Higashiosaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tomoki Hahakura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Visamos uma arquitetura que atrai as pessoas e as envolve em uma espiral e as sublima. Está localizada na cidade de Higashiosaka, Japão, onde se concentra a estrutura de Lowertown, ao longo da ferrovia elevada que já foi uma linha de carga. Criamos um plano centrado em torno de uma máquina de torrefação de café em uma cidade tão glamorosa onde as atividades e vidas das pessoas se cruzam com o caos, e o fluxo de pessoas se acumula ao seu redor.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Katsu Tanaka

Uma oficina de padaria e um balcão de café também estão instalados no centro do pátio, no coração do prédio, que funciona como local de produção. Clientes e funcionários, ou aqueles que moram e trabalham nas redondezas, se aglomeram e se erguem em torno dele. O edifício é transparente, as encostas giratórias e o núcleo são visualizados e as funções e o fluxo de pessoas fazem sentido na área circundante. Depois de ver essa espiral, você será atraído para o interior do edifício.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Katsu Tanaka
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores
© Tomoki Hahakura
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Imagem 27 de 32
Planta - Térreo
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Katsu Tanaka

Desde o início, o fundador pretendia abrir um café e uma oficina de pão de alta classe como um novo negócio e morar lá em cima em segredo. Ele exigia uma visão como um cenário nos olhos da mente de uma pessoa, composta pelo vórtice do comportamento humano em ascensão. A ideia de como criar a arquitetura é apenas colocar o núcleo cúbico como área de produção, envolvendo-o com o fluxo humano e sublimando-o. Isso é tudo. Em vez de criar uma forma, tenho consciência dos eventos que aparecem por lá.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Katsu Tanaka

No entanto, uma certa ordem é necessária para estabelecer o fluxo. Os padrões de altura do solo do núcleo e das encostas foram 4,5m e 3,0m, e a proporção da inclinação foi fixada em 1/12. O declive é apoiado por um balanço do núcleo, e a largura e o gradiente do declive podem ser ajustados de forma flexível, independentemente da função.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tomoki Hahakura
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Imagem 30 de 32
Elevações
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores
© Katsu Tanaka

Tenho plena consciência do fluxo do ambiente, bem como do fluxo das funções e das pessoas. Os raios solares que entram pelo vidro aquecem o chão e o volume de ar da encosta, criando uma corrente ascendente. O ar externo frio é criado na superfície da terra e invade pela janela do solo do núcleo, sobe vigorosamente pelas lacunas do átrio entre o núcleo central e a inclinação interna do edifício e é exaurido pela janela de ventilação e pela janela móvel no topo do núcleo. Estamos sempre criando um mecanismo para criar circulação entre o interior do edifício e o ar exterior. A luz do sol não quebra o ambiente interno de forma quente, mas circula o ar e se torna um motor que promove a ventilação natural. No inverno, a altitude solar é baixa e a recepção de sol é grande, o lado sul da encosta vira uma marquise, e quando a janela de ventilação é aberta, o ar é aquecido a ponto de uma miragem dançar na janela.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Tomoki Hahakura
Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Fachada
© Katsu Tanaka

O material do piso inclinado era muito barato, apenas compensado estrutural colocado na placa de aço do deck, mas foi aplicada mancha de óleo. Pintamos no chão como se fosse uma tela. Há um redemoinho de diversidade crescente. Com a pintura, a superfície do chão fascina as pessoas.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Katsu Tanaka

Todas as funções são expostas e visualizadas. Cada função aparece como um corpo unificado vivo e rico. As pessoas são atraídas para onde possam se sentir significativas e livres. Criamos “espiral nua em torno de funções”, uma arquitetura de fluxo onde tudo se junta da área circundante e gira e voa como é.

Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates - Fotografia de Exterior
© Katsu Tanaka

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higashiosaka, Osaka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Café Fujita / Osamu Morishita Architect & Associates" [Fujita Coffee / Osamu Morishita Architect & Associates] 17 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968562/cafe-fujita-osamu-morishita-architect-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.