Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaConsulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraConsulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de InterioresConsulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de ExteriorConsulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Mais Imagens+ 16

Rio de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASAIS BRASIL, RESINAS CASTRO
  • Equipe De Projeto: Pedro Campos Costa, Daniela Figueiredo, Duarte Santo, Katarzyna Augustyniak, Francesca Nafissi, Marianne Ullmann, André Luiz PInto
  • Cliente: Ministério dos Negócios Estrangeiros
  • Paisagismo: Proap
  • Construtora: CASAIS BRASIL
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Consulado Geral de Portugal, procura estabelecer uma relação de equilíbrio entre a construção existente e a que a vem complementar, tirando partido do jardim e da localização favorável onde se insere, o novo volume vincula-se à estrutura histórica do palácio, desenvolvendo-se, ao longo de um piso, a partir do seu embasamento em pedra.

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Imagem 4 de 21
© Leonardo Finotti

Apresenta-se como uma extensão natural do Palácio de S. Clemente, referência cultural na cidade do Rio de Janeiro. Construído na década de 1950, serve inicialmente o propósito de sede da Embaixada de Portugal e, posteriormente, com a mudança da capital para Brasília, passa a ser a residência oficial do Cônsul-Geral no Rio de Janeiro.

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Em termos volumétricos, a nova extensão é simples e discreta, com uma cobertura ajardinada visível do terraço do palácio. O novo edifício revela a sua forte identidade no pátio de entrada revestido a Azulejo Viúva Lamego e na espacialidade do seu interior, onde os tetos inclinados enfatizam pátios centrais que iluminam o edifício. Uma sequência de três pátios forma núcleos em torno dos quais todo o programa se organiza.

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Finotti
Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Imagem 16 de 21
Planta Piso 1
Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Imagem 17 de 21
Cortes
Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Finotti

Tal solução garante um bom comportamento térmico passivo da estrutura. As aberturas nos pátios permitem uma ventilação natural e limitam também a exposição direta à luz do sol. Também a cobertura em jardim cria uma espessa camada de isolamento que, através da sua inércia térmica, ajuda a evitar o superaquecimento do edifício.

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro
© Leonardo Finotti

O edifício anuncia-se para a rua pública através de vigas suspensas que criam um pórtico de receção aos visitantes e, ainda, por uma parede em gelosia feita com blocos de betão moldados in situ, com motivos que evocam os Descobrimentos Portugueses. Esta parede é fruto de um processo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) feito em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sendo o resultado de um workshop inovador realizados com os alunos desta Universidade promovido pelo atelier Campos Costa Arquitetos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a construtora Casais Brasil.

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. São Clemente, 347 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22260-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro / Campos Costa Arquitetos" 07 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968561/consulado-geral-de-portugal-no-rio-de-janeiro-campos-costa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.