Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores, Escada, PortaCasa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de ExteriorCasa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de ExteriorCasa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Mais Imagens+ 25

Bangalore, Índia
  • Arquitetos: Sudaiva Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  557
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cane Boutique, Decorons Trinity, Ikea, N Square, Talin, Urban Texture
  • Arquiteto Responsável: Vinay Mavinakere
  • Projeto De Interiores: Vinay Mavinakere, Geeth Gopinath, A Shakthivel
  • Projeto Paisagístico: Vinay Mavinakere, Geeth Gopinath
  • Engenheiro Responsável: Konda Reddy
  • Consultoria Estrutural: Design Academy
  • Cidade: Bangalore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores
© Shamanth J Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Unnati - A Casa de Pátio Urbana é um projeto especial desenhado para um cliente que vinha acompanhando nosso trabalho há alguns anos. Além do programa e alguns indicadores de dimensões dos espaços (generosos, mas tanto quanto possível - mais jardim e menos casa), recebemos carta branca para experimentar e criar um projeto único.

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth J Patil
Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Imagem 27 de 30
Corte AA
Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Exterior
© Geeth Gopinath

Dentro do terreno de cerca de 370 metros quadrados, o projeto propõe uma cobertura de 60% da área construída, deixando para um pátio generoso, além de recuos maiores do que o habitual. Repensando o padrão típico das casa de pátio indianas que apresentam um pátio central, essa casa tem um pátio descentralizado cercado por ambientes em níveis variados. O jogo de níveis cria volumes pensados proporcionalmente para enriquecer a experiência da casa.

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Shamanth J Patil
Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Imagem 23 de 30
Planta - Térreo
Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores
© Geeth Gopinath

Uma conexão íntima entre o pátio privado e a maioria dos ambientes constitui a qualidade introvertida da casa, equilibrando as varandas e deques que a conectam com a vida nas ruas e a vegetação do lado de fora. O deque voltado para o norte na parte da frente fica sobre a laje do estacionamento e acomoda um lavabo. Este espaço é acessado a partir da sala de estar através de degraus discretos que são integrados ao design do sofá. 

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© Geeth Gopinath

A expressão formal da casa deriva dos volumes internos, e as diferenças de nível também são aparentes do lado de fora, onde a porta de 4,2 metros de altura e o deque voltado para a rua de 2,4 metros de altura são vistos juntos. Uma laje inclinada tipo RCC, revestida com madeira de teca natural reciclada, atravessa a fachada frontal, enfatizando a horizontalidade da forma. Esse aspecto se destaca ainda mais através do desenho do portão e das ripas horizontais de madeira incluídas na composição.

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Exterior
© Shamanth J Patil

As chapas metálicas perfuradas em junções estratégicas na fachada atuam como contrapontos, equilibrando o calor e a solidez dos elementos de madeira. Um acabamento superficial em concreto usado em algumas paredes externas é refletido no interior, emprestando um contraste robusto ao acabamento fino das paredes rebocadas brancas, pisos de mármore italiano e madeira natural. As clarabóias junto com a grande presença de aberturas trazem luz para dentro da casa, que é filtrada através da folhagem exuberante. As vistas do jardim de todos os espaços dentro da casa infundem uma serenidade que lembra as casas tradicionais de pátio enquanto acomodam um estilo de vida completamente contemporâneo e urbano.

Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio - Fotografia de Interiores
© Shamanth J Patil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Pátio Urbana / Sudaiva Studio" [The Urban Courtyard Home / Sudaiva Studio] 19 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968529/casa-de-patio-urbana-sudaiva-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.