Casa Permeability Housed / Tangu Architecture

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de InterioresCasa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de InterioresCasa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de InterioresCasa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Exterior, CercaCasa Permeability Housed / Tangu Architecture - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Tangu Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3300 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tang Hsiao Seak
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Advance Building Concept, Kohler, Philips, Sabic, Schneider Electric, Swissma, Talesun
  • Desenvolvimento De Projeto: Steven Ngu
  • Arquiteto Responsável: Tang Hsiao Seak
  • Arquitetos: Tangu Architecture Sdn Bhd
  • Cidade: Petaling Jaya
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores
© Tang Hsiao Seak

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um subúrbio da Grande Kuala Lumpur, dentro de uma comunidade fechada, está localizada esta casa com fachada leste, que foi reformada de forma incongruente ao longo dos anos e agora recentemente se transformou em um teste progressivo para inovação de projeto, pesquisa e desenvolvimento de ideias e princípios continuamente desenvolvidos pela prática.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Exterior, Cerca
© Tang Hsiao Seak
Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Imagem 26 de 47
Corte AA

A abordagem origina-se de um ponto de vista minimalista de que "leveza", da pegada do edifício, pegada de carbono, peso, construção, materiais, logística e energia incorporada, aplicada através do projeto e considerando a configuração espacial, o envelope e a forma, se soma aos princípios de “permeabilidade” dos elementos, trazendo soluções sustentáveis holísticas. Estes são encontrados fundamentalmente em conceitos passivos testados pelo tempo, práticas vernáculas e ocorrem em processos e fenômenos naturais, conforme expresso na equação abaixo:

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fachada
© Tang Hsiao Seak

Leveza + permeabilidade = sustentabilidade

Por meio da metodologia expressa na equação acima, os princípios e estratégias de projeto aplicados são encontrados nestas soluções construídas:

Configuração de 3 subunidades de família extensa - as suítes são articuladas em torno de uma área comum em cada andar analogicamente semelhante a uma vila.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores
© Tang Hsiao Seak
Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Imagem 24 de 47
Planta - Pavimento Térreo
Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Tang Hsiao Seak

Configuração espacial compondo caixa (privativa); congregação (comum); transitório (efêmero, intermediário): estar e jantar - comum; Galeria (transiente) - entre dentro e fora; Cozinha Social - Comunitária; Cozinha do Chef (box) - semi-privada; Suítes (box) - privativas.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores
© Tang Hsiao Seak

Envolvido por espaços intermediários + transitórios (Pátio de Entrada, Galeria de dois andares, Átrio, Sótão) - climaticamente efêmero, dinâmico, vários andares, multi-camadas - para uso de circulação, como uma transição climática, troca de ar e plantio vertical.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Imagem 38 de 47
Diagrama de Ventilação e Iluminação

Encapsulado pela leveza da estrutura de aço na extensão que envolve a estrutura de concreto existente - para rigidez e robustez, distribuindo as cargas na estrutura 3D ao redor do perímetro.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores
© Tang Hsiao Seak

Induzindo o intermediário entre casa, jardim e rua para fomentar a interação e vigilância comuns ao confundir os limites dos espaços, ao programar a ambiguidade e a multiplicidade de uso.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Interiores
© Tang Hsiao Seak

Inovar o desenho do envelope do edifício com a estratificação de materiais e construção para "Beijar a terra, dançar com o sol e ar", trazendo à tona e multiplicando os benefícios da camada superficial do solo e micróbios no ciclo de CO2 - O2, para ser totalmente integrado com o azul - ciclo verde (captação de água da chuva, irrigação vertical + subsolo, detenção / retenção, resfriamento, aquapônico), para promover a micro-biodiversidade local e o resfriamento passivo.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Imagem 29 de 47
Corte DD

Controle de permeabilidade dos elementos de ar (brisa, convecção, câmara de troca / átrio), luz (direta, difusa, refletida, filtrada), resfriamento (radiação, isolamento, sombreamento, evaporativo), vista (direta, obscurecida, blindada, emprestado, objeto). Obtido por meio de uma montagem desses componentes de enchimento montados em estruturas de aço e alumínio: revestimento de fibrocimento isolado, vidro (transparente e translúcido), painéis de policarbonato de parede dupla (translúcido e sólido), persianas de vidro transparente ajustáveis, persianas de madeira, aço canais de plantio em malha e suspensos e um véu de paisagismo vertical para atingir diferentes critérios de desempenho e qualitativos pretendidos e específicos.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Exterior
© Tang Hsiao Seak

Improvisando o novo uso e reaproveitando a construção artesanal tradicional e materiais vernáculos - canais de argila (drenagem) para jardineiras e telhado verde leve, vime de cana (rattan) para aplicação de cerca / porta / tela, peneiramento de cimento e técnicas de gesso para pisos e paredes em vez de acabamento de telha moderno, reutilizando madeira velha para enquadramento de paredes e telhados, e pedras de entulho velhas para paisagismo.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Exterior
© Tang Hsiao Seak

A seleção de materiais para a menor energia embutida, leveza, crueza não processada, finura, eficácia do mínimo, simplicidade de construção e comércio contribui para reduzir o consumo de energia embutida e sustentada durante a construção.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Viga, Fachada
© Tang Hsiao Seak

Estética e atitude de trabalhar com a crueza dos materiais e da construção, deixando rastros da história, expressando a pureza da materialidade, reduzindo à essência, e aceitando imperfeições, intempéries, e equívocos das técnicas construtivas feitas à mão, como as japonesas conceito de “wabi-sabi”.

Casa Permeability Housed / Tangu Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tang Hsiao Seak

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Permeability Housed / Tangu Architecture" [Permeability Housed / Tangu Architecture] 17 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968484/casa-permeability-housed-tangu-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.