Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaCabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaCabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, FlorestaCabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  33
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luiza Ananias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Libra Janelas e Portas em PVC, Líder Interiores, Marcato Móveis, Trousseau, Usiminas
  • Arquitetos Responsáveis: Bárbara Fonseca e Lucas Belisário
  • Equipe De Projeto: Letícia Cortez, Benonino D’Oliveira, Diandra Noemí
  • Colaboradores: Norah Turchetti na iluminação de paisagismo
  • Paisagismo: André Orsini
  • Consultores: Soluções Usiminas
  • Engenharia: Veritas Engenharia
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luiza Ananias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Compacta e funcional, a Cabana tem como premissa viver uma experiência única e atemporal, fazendo-se um refúgio em meio ao caos da vida moderna. Foi pensada de modo que possa se adequar em qualquer espaço e localidade, sempre pensando em ter o mínimo de interferência possível no meio ambiente, seja na escolha dos materiais ou na hora da implantação.

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luiza Ananias
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior
© Luiza Ananias

Buscando reduzir os impactos, o aço, a placa cimentícia e a madeira de reflorestamento foram escolhidos como materiais de estrutura e vedação, minimizando o desperdício de materiais através de sobras, o consumo de água, a emissão de CO2 e visando a eficiência energética em todo o processo de concepção da Cabana.

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Luiza Ananias
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Luiza Ananias
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Luiza Ananias

Pensando no conforto térmico, lumínico e acústico, o projeto conta com o emprego da lã de rocha nas paredes e no teto, além de grandes esquadrias em PVC, (material conhecido pela excelente vedação) que são estrategicamente posicionadas a fim de favorecer a ventilação cruzada, além de adotar medidas como a utilização de fitas de LED e uma salamandra a lenha. Todas essas ações visam reduzir a necessidade da utilização de sistemas de condicionamento de ar, melhorar o desempenho na utilização da iluminação artificial, e consequentemente o minimizar o consumo de energia elétrica.

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Imagem 20 de 20
Corte
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, Cama
© Luiza Ananias

Por fim, o projeto foi desenvolvido de forma a viabilizar sua execução em localidades remotas, por isso foi divido em módulos possibilitando que sejam carregados por apenas duas pessoas, prescindindo o uso de guindastes e permitindo que a cabana seja montada com rapidez e em locais de difícil acesso. Outro fato é que seu transporte pode ser feito com o auxílio de apenas um caminhão baú, reduzindo assim sua logística e todas as adversidades causadas nesse processo. Uma equipe especializada acompanha todo o material e faz a montagem completa da cabana, garantindo o resultado final. Sua fundação em estaca metálica foi pensada de modo a minimizar o impacto no local em que a cabana será inserida e fazer o uso mínimo necessário de concreto, apenas para as sapatas das estacas. Esse sistema se adequa à maioria dos terrenos, mas caso seja necessário uma equipe especializada de engenharia fará a consulta das condições do terreno e uma nova fundação específica será desenvolvida.

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Imagem 19 de 20
Diagrama

A Cubic (@cubic.cabanas), empresa responsável pela comercialização e montagem da cabana em todo o Brasil, possui entre seus fundadores os arquitetos responsáveis pelo projeto que estão à frente da produção e logística e já desenvolvendo novos modelos de cabanas.

Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo - Fotografia de Exterior, Floresta
© Luiza Ananias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo" 14 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968448/cabana-liga-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.