Cabana Wood and Mountain / Sher Maker

Cabana Wood and Mountain / Sher Maker

© Rungkit Charoenwat© Rungkit Charoenwat© Rungkit Charoenwat© Rungkit Charoenwat+ 39

  • Arquitetos: Sher Maker
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Rungkit Charoenwat
  • Arquitetos Responsáveis:Patcharada Inplang, Thongchai Chansamak, Nat Tangchonlatip
  • Construção Civil:Akapan Kanyen, Thanapong Kiwtodsingkorn, Sirapapra Thinnang, Nat Tangchonlatip
  • Engenheiro Estrutural:Pilawan Piriyapokhai
  • Equipe De Construção:Attipol Bamrungyai
  • Arquitetura:Sher Maker
Mais informaçõesMenos informações
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena cabana, dos fabricantes “Wood and Mountain” e “If I were a carpenter”, localizada em um lugar tranquilo no distrito de Mae Rim, Chiang Mai, dá as boas-vindas aos viajantes. A cabine é composta por um quarto superior, banheiros, sala de estar, despensa e terraço. O volume foi revestido com fechamentos de madeira em três faces para maior privacidade, e apenas uma das fachadas possui aberturas na varanda, com vista para o terreno.

© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat

O proprietário e a equipe de projeto concordaram que a materialidade do edifício deveria ser em madeira. O material está diretamente relacionado ao proprietário, um fabricante de móveis e materiais de Chiang Mai, o que nos permitiu encontrar a madeira ideal para o projeto. O método construtivo foi pensado a partir da estrutura de aço, com base no sistema de fechamentos de madeira, comumente visto no norte da Tailândia. Os painéis de revestimento externo de madeira provem de várias origens de Chiang Mai.

© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat
Plantas
Plantas
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat

As chapas de madeira foram classificadas, lixadas e reutilizadas, após a queima de cada prancha e instalação dos fechamentos. O ciclo de vida do material é prolongado, ao revelar o significado específico dos materiais e processos que o fazem se destacar. O método de queima da superfície da madeira vem da técnica japonesa Shou-sugi ban, neste caso também aplicamos uma mistura de chapas de madeira velha de diversas origens para uni-las. Esta é uma adaptação às características físicas da madeira tailandesa local, mais resistente às intempéries,  comparada a madeira  importada do exterior.

Elevações
Elevações

O Sher Maker, é um pequeno estúdio, que busca trabalhar com a arquitetura através da linguagem de construção. A intenção foi possibilitar que parte do edifício pudesse ser construído com o sistema construtivo convencional, onde a expressão da arquitetura é expressa por mãos humanas. O estúdio explorou o projeto através de maquetes e ensaios locais para coleta de amostras e materiais.

© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat

A queima da madeira não foi apenas um apelo estético, e sim uma busca pela compreensão do material. As imperfeições em cada tonalidade das chapas de madeira em chamas foram mantidas propositalmente, para simbolizar que este edifício é uma obra arquitetônica feita por mãos humanas.

© Rungkit Charoenwat
© Rungkit Charoenwat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabana Wood and Mountain / Sher Maker" [Wood and Mountain Cabin / Sher Maker] 14 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968408/cabana-wood-and-mountain-sher-maker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.