Casa Pôr do Sol / ARKITITO Arquitetura

Casa Pôr do Sol / ARKITITO Arquitetura

© João Morgado© João Morgado© João Morgado© João Morgado+ 22

Alto de Pinheiros, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Al Frame, Art Vênite, CSN, Caixilhos EBL, Cortesia Concreto, Deca, Gerdau, Global Pisos, Grupo ABK, Lajes Itaim, MICROXCOLOR, SSA Andaimes, Serralheria Metalcema, Serralheria santo guilherme, Severino Vidros
  • Arquitetos Responsáveis:Chantal e Tito Ficarelli
  • Equipe De Projeto:Larissa Ragaini, Dayane Melo, Mariana Olha, Aurélio Barros e Caroline Cursino
  • Clientes:Tito Ficarelli
  • Engenharia:Marcelo Mello
  • Paisagismo:Olivia Uliano - Livthenature
  • Consultores :Estrutura 3TX
  • Cidade:Alto de Pinheiros
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. De localização privilegiada, a casa Por do Sol é vizinha da famosa praça Por do Sol, cenário muito aclamado por exercer a função de praça-mirante, sendo um dos lugares preferidos dos paulistanos para admirar o entardecer. Situada no bairro do Alto de Pinheiros, a Casa Por do Sol é uma residência unifamiliar projetada para abrigar um casal e suas duas filhas.

© João Morgado
© João Morgado

O arquiteto, também residente da casa idealizou o projeto propondo uma inversão nos padrões de moradias tradicionais  optando por destinar os quartos no andar de baixo e as áreas de convivência no pavimento acima, proporcionando dessa forma maior privacidade nas áreas íntimas ao mesmo tempo que privilegia a vista  do fim da tarde nos ambientes de maior interação.

© João Morgado
© João Morgado
Planta térreo
Planta térreo
© João Morgado
© João Morgado

De gabarito médio, a casa respeita a forma irregular do terreno e abre sua fachada para o sentido oeste proporcionando aos moradores apreciar o pôr do sol de frente. O conforto térmico e desempenho acústico transparecem nas técnicas de projeto dialogando com conceitos ecológicos criando dessa forma um ambiente que corresponde às premissas de  moradias mais sustentáveis. Com a área externa inteira drenante em combinação com a inclinação de sua cobertura, a casa guia 100% da água da chuva para uma cisterna com capacidade de até 6 mil litros contemplando dessa forma o uso racional e equilibrado dos recursos hídricos.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

O projeto busca tirar partido da combinação entre função e estética de modo que atinja o máximo de desempenho acústico e térmico de forma sustentável. A exemplo disso, a cobertura da casa se dispõem de modo a definir a espacialidade da varanda e sua inclinação é pensada  para priorizar a incidência de luz natural no inverno da mesma forma que  protege a sala do excesso de sol do verão. Com entreforro de 30cm, a cobertura também permite fácil ventilação cruzada e estimula a saída do ar quente em sua extremidade mais elevada.

© João Morgado
© João Morgado

A escolha pelas materialidades também visou atender o melhor desempenho térmico. Optou-se pela utilização de vidros neutro habitat Saint-Gobain em todo o projeto garantindo a proteção contra os raios UV e reduzindo a entrada de calor em 70% nos ambientes. Da mesma forma o projeto de paisagismo também buscou garantir a redução de calor, sendo utilizadas diferentes vegetações que respondem às necessidades da casa, assim, na fachada oeste, uma fileira de bananeiras faz a função de brise vertical natural sombreando as fachadas dos dormitórios no fim da tarde.

© João Morgado
© João Morgado
Planta superior
Planta superior
© João Morgado
© João Morgado

De sistema construtivo misto, optou-se por diferentes elementos que buscassem melhor eficiência e agilidade na construção, o que permitiu a obra ser finalizada em apenas 9 meses. Utilizou-se lajes cubetas que aparecem no pavimento térreo e desprezam a necessidade de forro garantindo uma estética mais brutalista e sustentável que foi realizada com formas plásticas reutilizáveis em vez das de madeira.

© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pôr do Sol / ARKITITO Arquitetura" 14 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968385/casa-por-do-sol-arkitito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.