Conjunto Habitacional Ananda / OWN

Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gloria Medina

Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaConjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Interiores, EscadaConjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de ExteriorConjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de InterioresConjunto Habitacional Ananda / OWN - Mais Imagens+ 13

Mérida, México
  • Arquitetos: OWN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Gloria Medina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, STRNG
  • Arquitetos : Luis Fernando García Ojeda, Patricia Ríos Muñoz
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Gloria Medina

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Conjunto Habitacional Ananda é um complexo de 13 casas geminadas de 210,00 m² cada, localizadas em Mérida, Yucatán, construído em um terreno de 2.215,00 m². É desenvolvido em uma volumetria uniforme seccionada por aberturas que acomodam conjuntamente acessos de pedestres e garagem. Contrastando por meio de materiais e texturas gerados a partir da geometria de triângulos tridimensionais, que juntos criam o padrão da flor da vida, uma fachada ventilada proporciona sombra, privacidade e ventilação e é controlada por meio de perfurações em escalas diferentes. 

Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Exterior
© Gloria Medina

O acesso principal é feito por um corredor baixo que, ao passar, dá acesso à sala de jantar de pé direito duplo, gerando um efeito de compressão e abertura para descobrir o espaço. A norte, a fachada abre-se de forma ousada com uma janela de pé-direito duplo que proporciona iluminação natural e nova ventilação, aproveitando os ventos dominantes vindos do norte e do nordeste. Na parede lateral deste amplo espaço existe uma escada estreita que dá acesso a dois quartos situados no piso superior, um deles com janela triangular que se abre para o interior deste pé direito duplo.

Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Interiores, Escada
© Gloria Medina
Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Imagem 14 de 18
Planta da Unidade
Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Gloria Medina

O quarto principal está orientado a sul, ligando-se a esta fachada ventilada que funciona como um "colchão térmico" para amortecer a radiação solar, procurando sempre manter a temperatura interior fresca e otimizar a ventilação. O projeto procura refletir um ambiente elegante, natural e moderno, pelo mesmo motivo se utiliza uma paleta de materiais naturais, leves e frescos, proporcionando ao espaço amplitude e conforto.

Conjunto Habitacional Ananda / OWN - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Gloria Medina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Conjunto Habitacional Ananda / OWN" [Casa Ananda / OWN] 16 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968329/conjunto-habitacional-ananda-own> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.