Casa Akúun / Arkham Projects

Casa Akúun / Arkham Projects

© Yoshihiro Koitani© Yoshihiro Koitani© Yoshihiro Koitani© Yoshihiro Koitani+ 16

Mérida, México
  • Arquitetos: Arkham Projects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1028
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Yoshihiro Koitani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cemex, MIDO, Millet
  • Arquitetos Responsáveis:Benjamín Peniche Calafell, Jorge Duarte Torre, GCW
  • Equipe De Projeto:Alan May, Iván Valdez, Lorena Cervera
  • Cidade:Mérida
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para desfrutar Yucatan, seu céu, seu vento e sua vegetação. A propriedade é impactada pelo espaço construído em apenas um quinto de sua extensão, sempre deixando o espaço livre e a flora como protagonistas. A casa é totalmente aberta ao norte e sul para gerar conforto térmico em todos os espaços e vistas para a vegetação circundante, o que gera uma barreira verde em todo o terreno, e como consequência, uma privacidade absoluta para os usuários em cada espaço, em todos os momentos.

© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani
Corte Transversal
Corte Transversal
© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani

A Casa Akúun, ou em espanhol “Casa Álamo”, é uma casa com quase setenta metros de comprimento virtualmente dividida por uma árvore desta espécie que se encontra em um pátio fechado entre as áreas públicas e privadas da casa. Parte da intenção da casa é poder imitar o interior com o exterior, esquecendo as barreiras e garantindo que ela possa ser percorrida de um lado para o outro com total liberdade.

© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani

O terreno tem a característica de ser contíguo a três vias, o que permitiu ao projeto ter dois acessos totalmente opostos, tanto na localização como na experiência de utilização. O primeiro é o do dia-a-dia, onde se localiza a garagem e o acesso às zonas privadas da casa, na parte sudoeste da casa, espaço rodeado de vegetação de todos os ângulos, onde uma passagem verde permite acolher quem nela habita, abraçando e deixando a cidade para trás. O segundo acesso é o social, pela parte nordeste, que também tem um percurso pela vegetação pré-existente, mas em espaços mais abertos, o que permite a possibilidade de observar a casa à distância. Este percurso termina com uma grande árvore Guanacaste localizada junto à esplanada de acesso, a antecâmara exterior do espaço social.

© Yoshihiro Koitani
© Yoshihiro Koitani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Akúun / Arkham Projects" [Casa Akúun / Arkham Projects] 13 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968306/casa-akuun-arkham-projects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.