Apartamento Lapa / Studio Gameiro

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, JanelaApartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Porta, DormitórioApartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Arco, VigaApartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Exterior, Porta, Cadeira, Cerca, Fachada, Janela, CorrimãoApartamento Lapa / Studio Gameiro - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Studio Gameiro
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Casanova
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Augusto, Constantinos, Jorge, Marcant, Sr. Aurelio, Sr.Joaquim, Sr.Roque, Sérgio, Vidraceiros
  • Empreiteiro: Valente e Carreira
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Arco, Viga
© Tiago Casanova

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento é localizado num edifício de 1819, tipicamente ‘Pombalino’ tardio, inserido num dos bairros históricos do centro de Lisboa. As soluções adoptadas propõem celebrar o carácter histórico existente e de forma equilibrada introduzir elementos contemporâneos. Uma operação holística que valoriza as técnicas e elementos tradicionais portugueses assim como potenciar a luz natural ímpar e vistas de Lisboa O apartamento está localizado numas águas-furtadas no 5ºpiso de um edifício de fachada de azulejo azul escuro e cantarias de pedra. O corredor de entrada do apartamento divide a área social (traseira) e a área privada (frontal). A área social inclui uma cozinha aberta para a sala ‘open-plan’, casa-de-banho e um terraço exterior.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Arco, Cadeira, Viga
© Tiago Casanova
Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Tiago Casanova

Paredes de argamassa e pigmento umbra naturais, uniformizam todo o apartamento em que aberturas pontuais revelam apontamentos históricos e vãos para o exterior. Estes apontamentos incluem frescos originais de 1819, cruz de Santo André e paredes e tectos de tabique.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Tiago Casanova

O pavimento das áreas privadas é de tábua corrida de madeira de Riga original. O pavimento da área social é um pavimento novo de mármore e cimento branco. Este pavimento, chamado de ‘Terraço’, foi criado propositadamente para este projecto e foi inspirado nos pavimentos de desperdício de mármore aplicado nos terraços e garagens das casas dos países Sul-Europeus. Este estende-se desde o terraço exterior, por toda a área social e casa-de-banho. Os pedaços de mármore foram esculpidos manualmente por artesãos, adquirindo formas de geometria semelhante entre si e aplicados de forma livre mas ordenada.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Tiago Casanova
Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Porta, Dormitório
© Tiago Casanova

As janelas de ferro lacado a preto, na fachada tardoz e sul, para acesso ao terraço exterior, seguem a mesma forma da janela de madeira da trapeira frontal e proporcionam luz natural em abundância assim como o enquadramento das vistas de rio e de jardim. O mobiliário de cozinha é embutido e dá continuidade aos tons de pastel das paredes. De materialidade e pantone semelhante às mesmas, este assume frentes texturadas, inspirada na textura da cantaria de pedra da chaminé, que foi restaurada.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Imagem 16 de 16
Planta

Em diversos momentos, foram criadas aberturas no tecto, expondo a estrutura de madeira original das trapeiras e permitindo a entrada de luz natural e artificial indirecta. O quarto da frente, sempre que apropriado, retém grande parte dos elementos originais, como os frescos originais à volta da janela, a própria janela foi replicada para uma janela de madeira de vidro duplo, o tecto ‘saia e camisa’ foi recuperado e o pavimento de tábua corrida existente foi lavado a cal e aplicado um óleo natural incolor. As portadas e portas interiores foram recuperadas e pintadas a tinta de água e do mesmo pigmento natural do que foi usado nas paredes de argamassa de barro.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Pia, Cadeira
© Tiago Casanova

A cama dupla, propositadamente desenhada para este quarto, foi pensada de forma a que permite a colocação de um colchão duplo, com acesso à varanda através de uma plataforma pivotante. A estrutura é feita de apenas 7 peças e não leva parafusos, facilitando o transporte e rápida montagem. O quarto virado a sul, com duas pequenas janelas, tem um tecto de águas e um walk-in closet. O tecto ‘saia e camisa’ foi recuperado e mantido e os frescos originais destapados. Foi aplicada nas paredes a mesma argamassa natural e reversível de forma a preservar os frescos, danificados no passado, de uma forma ordenada e controlada. As tomadas e interruptores foram colocados horizontalmente sobre uma faixa que existia entre os painéis de frescos, de forma a não os danificar. O walk-in closet também expõe os elementos originais existentes por meio de uma parede de espelhos, alterando também a percepção das dimensões do quarto.

Apartamento Lapa / Studio Gameiro - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Chuveiro
© Tiago Casanova

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lapa, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lapa / Studio Gameiro" 02 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967845/apartamento-lapa-studio-gameiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.