Centro de Visitantes das Cavernas de Zonguldak / Yalin Architectural Design

Centro de Visitantes das Cavernas de Zonguldak / Yalin Architectural Design
© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya

© Egemen Karakaya© Egemen Karakaya© Egemen Karakaya© Egemen Karakaya+ 46

  • Arquiteto Responsável:Ömer Selçuk Baz
  • Equipe De Projeto:Ece Özdür, Atakan Koca, Fatma Sezgin, Firdevs Ermiş, Pelin Yıldız
  • Consultoria Visualização:Cihan Poçan
  • Consultoria Ciências Geológicas:Hamdi Mengi
  • Consultoria Técnica:Kivi Stratejik Planlama, Okan Bal
  • Designer De Exposição:Ahmet Öktem Arıç Sanat Tasarım
  • País:Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya

Descrição enviada pela equipe de projeto. Zonguldak tem uma geografia com amplo espectro em termos do número de cavernas descobertas e das características daquelas que surgiram durante as fases formativas. A rede de cavernas espalhada pela cidade oferece uma variedade de opções de viagens para turistas locais, estrangeiros, exploradores e esportistas de cavernas. O Centro de Visitantes das Cavernas de Zonguldak visa tornar este importante potencial acessível e visível.

© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya

A caverna Gokgol está localizada na encosta leste do rio Ercek, 5 km a sudeste de Zonguldak. Ela é uma das cavernas mais importantes de Zonguldak e da Turquia com suas formações de estalactites, estalagmites, colunas, bandeiras e cortinas em várias cores, texturas e tamanhos. A caverna de Gokgol, que se tornou mais acessível com a abertura da rodovia Zonguldak-Ancara passando pelo sul, tem como objetivo proporcionar uma experiência melhor aos visitantes aumentando seu reconhecimento e procura. 

Planta - Situação
Planta - Situação
Elevação Norte
Elevação Norte

Com a estrutura do centro de visitantes construída, o objetivo é fornecer uma narrativa avançada com informações e orientação para outras cavernas esperando para serem descobertas na geografia de Zonguldak. Por meio do Centro de Visitantes das Cavernas de Zonguldak, desde os estágios iniciais do processo de projeto, buscamos estabelecer uma relação específica com o local, tanto quanto possível, com a entrada da Caverna Gokgol e seus arredores imediatos. A abordagem do centro de visitantes significa estabelecer uma linguagem arquitetônica consistente que pode existir sem competir com a surpreendente natureza que criou sua forma atual após milhões de anos de processos de formação natural.

© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya
Corte
Corte
© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya

Esta ideia de projeto pode ser lida como a instalação de uma espécie de estrutura de camuflagem. No entanto, essa estrutura oculta, que fica em frente a entrada da caverna, não opta por esconder completamente sua existência. Podemos descrever essa atitude como agarrar-se suavemente às encostas da montanha e à caverna, mostrando sua presença. Esta é uma atitude cuja superfície superior se parece com uma paisagem de montanha e volta a orientação interna para um pátio, um corte nas rochas.

© Murat Germen
© Murat Germen

Por outro lado, também pode ser lido como um projeto de continuidade em que uma linha de movimento de pedestres, que continua pela caverna, conectada às saias internas, e é transferida do centro de visitantes para o espaço aberto.

© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya
© Murat Germen
© Murat Germen
© Egemen Karakaya
© Egemen Karakaya

Esperamos ter criado uma infraestrutura espacial que prepare emocionalmente os visitantes para a ideia de que entrarão em contato direto com uma caverna de 3 milhões de anos, com os espaços que abrigará após a inauguração e com suas narrativas únicas. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asma, Gokgol Magarasi, Zonguldak Ankara Karayolu, Zonguldak Merkez, Zonguldak, 67002 Zonguldak Merkez/Zonguldak, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes das Cavernas de Zonguldak / Yalin Architectural Design" [Zonguldak Caves Visitor Center / Yalin Architectural Design] 03 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967817/centro-de-visitantes-das-cavernas-de-zonguldak-yalin-architectural-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.