Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, FachadaCasa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, PortaCasa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaCasa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Mais Imagens+ 14

Mais informaçõesMenos informações
Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© Andrés Flajszer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é entendido a partir do corte. Com a orientação a favor (pátio ao sul e rua ao norte), e com o objetivo de responder ao máximo os requisitos de acessibilidade no pátio e luz solar direta, propondo uma moradia em níveis intermédios e com uma volumetria escalonada.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Porta
© Andrés Flajszer

O programa é organizado seguindo essas premissas. A garagem, no nível da rua, é o único ambiente que não dispõe de insolação direta, embora seja iluminada por cima através do pavimento superior. A sala de estar/cozinha/sala de jantar, no nível da rua, disfruta do jardim e de um amplo beiral. É o espaço mais alto da casa, com pé-direito de 3,5m e grandes aberturas para a cidade que confundem os limites entre o interior e o exterior. Acima da sala e meio nível acima da rua, encontramos a suíte principal e mais um quarto. Ambos se abrem para uma varanda contínua que garante uma pequena saída para o exterior. Por fim, acima da garagem, encontramos um espaço de estudo ligado a um amplo terraço. Deste espaço estão suspensos alguns elementos que funcionam como pequenas extensões do espaço principal.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Andrés Flajszer
Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 16 de 19
Planta - Térreo
Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 14 de 19
Corte
Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Imagem 18 de 19
Planta - Primeiro Pavimento
Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Andrés Flajszer

As alturas livres atendem às especificações do programa. Assim, a sala de estar/cozinha/sala de jantar e o escritório são dois espaços com pés-direitos livres superiores a 3m. Estes dois ambientes estão intimamente ligados a grandes espaços exteriores (jardim e terraço) e à vida mais pública da casa. Por outro lado, a suíte e o quarto do primeiro andar têm 2,5m de altura. Desta forma, o espaço é limitado e recebe uma vocação mais privada e reclusa.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Andrés Flajszer

Cada um dos níveis é recuado em relação ao inferior. Ao escalonar o volume desta forma, a luz e a radiação solar são garantidas a todos os espaços, além de dotar cada nível de um espaço exterior. A sala de estar/cozinha/sala de jantar está ligada ao jardim e é de uso diário; a suíte está voltada para uma varanda privativa e íntima, e o escritório, para um amplo terraço.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Armário
© Andrés Flajszer

Por outro lado, todas as instalações e serviços estão centralizados nas empenas e, assim, as fachadas são liberadas, garantindo máxima relação com os espaços exteriores. A estrutura metálica vertical e as lajes em chapa permitem brincar com grandes vãos e níveis médios.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Andrés Flajszer

As chapas do telhado atuam como um difusor de luz refletindo as fachadas para o interior da casa. Não há revestimentos nem ornamentos, ou seja, o espaço fica cru: concreto, estrutura metálica e madeira. Uma paleta limitada de cores e materiais para gerar um suporte que permita ao usuário se adaptar e se apropriar de acordo com suas necessidades.

Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andrés Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Rua Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura" [Casa en la calle Muntanya / Sau Taller d'Arquitectura] 01 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967793/casa-na-rua-muntanya-sau-taller-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.