Sede ABF Place / MAENA Design Conecta

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
© Alcindo Dedavid

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Exterior, FachadaSede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de InterioresSede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, CadeiraSede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraSede ABF Place / MAENA Design Conecta - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  301
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alcindo Dedavid
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Belgotex , MEZAS Design Co
  • Projeto Arquitetônico: MAENA design conecta
  • Equipe De Projeto: Aline Palma, Michelle Raimann, Roberta Rammê, Júlia Carolina Zielke e Manuella Oliveira Haygertt
  • Clientes: ABF developments
  • Engenharia: Andora Engenharia
  • Paisagismo: Fernando Thunm
  • Consultores : Ana Cristina Costi, PROINST Engenharia- projeto de PPCI
  • Colaboradores: Contemporânea Online
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alcindo Dedavid

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento do projeto da sede da ABF Developments veio cheio de desafios estimulantes. O primeiro deles foi representar uma empresa inovadora focada no desenvolvimento de projeto de produtos imobiliários que atendem diretamente os desejos e necessidades de seus usuários. Fazer com que esse público exigente se identificasse com a linguagem do projeto foi um dos grandes objetivos ao criar uma volumetria instigante e marcante na paisagem urbana.

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Janela, Corrimão
© Alcindo Dedavid

O bairro onde está inserido possui predominantemente edificações residenciais, construídas há bastante tempo, na sua maioria sem personalidade marcante, o segundo desafio foi criar uma sede com caráter autoral que funcionasse como um ponto provocador de mudança e ao mesmo tempo totalmente inserido no contexto. E por fim a necessidade de aliar tudo isso à funcionalidade múltipla de sede administrativa e central de negócios e vendas dos empreendimentos que ali serão lançados, utilizando uma estreita faixa de terreno.

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores
© Alcindo Dedavid

Para atender todas essas necessidades criamos uma volumetria icônica estruturada em seis pórticos metálicos de desenhos diferentes, que apoiam dois pavimentos onde se distribuem os espaços, com área de exposição e demonstração de produtos, salas de reuniões, de atendimento ao público, café e bar, e demais funções e apoio. Sobre os pórticos dobra-se uma cobertura metálica de aço corten, com duas inclinações inusitadas, que se transforma no fechamento da própria edificação. Na fachada frontal uma grande superfície de vidro funciona como vitrine e permite a integração entre exterior e interior, para a área de atendimento ao público, enquanto um ripado metálico dá privacidade para a área de trabalho, sem que se perca a permeabilidade e luminosidade do espaço.

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Alcindo Dedavid
Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Alcindo Dedavid

O projeto de interiores destaca a natureza dos materiais, assumindo suas texturas e acabamentos. O piso em cimento queimado polido, em contraste com o aço corten cria um ambiente equilibrado e contemporâneo. Somando nesse conjunto, o mobiliário cria uma espacialidade ampla e fluída, preparada para atender as demandas da sede.

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Imagem 19 de 23
Planta Baixa 01
Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Imagem 20 de 23
Cortes

Potencializando a comunicação da marca, até mesmo o desenho dos pictogramas e adesivos anti trombada foram pensados detalhadamente.

Sede ABF Place / MAENA Design Conecta - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alcindo Dedavid

A comunicação visual foi diretamente inspirada pela marca da ABF Developments e pela arquitetura da sede, se utilizam as linhas verticais como linguagem para a ambientação do espaço. Dessa maneira, o espaço dialoga com o usuário em todas as escalas de projeto, criando uma experiência completa, que revela os valores de inovação e sofisticação da marca.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede ABF Place / MAENA Design Conecta" 31 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967751/sede-abf-place-maena-design-conecta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.