MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de ExteriorMG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de InterioresMG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de ExteriorMG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga, PilarMG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Vila Nova de Famalicão, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maria João Gala
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Doho Interiors, Telhabel
  • Arquitetos Responsáveis: Nuno Poiarez, Pedro Afonso, Vicente Gouveia
  • Paisagismo: VISIOARQ Arquitectos
  • Colaboradores: Telhabel Construções S.A.
  • Cidade: Vila Nova de Famalicão
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Maria João Gala

Descrição enviada pela equipe de projeto. A presença exuberante da Natureza em todo o território do Minho foi um eixo estruturante para o desenvolvimento conceptual destas cavalariças.  O projeto, inserido numa propriedade tipicamente minhota é marcado por uma forte componente natural, na região onde a expressão da vegetação, natural e com intervenção humana, é visualmente preponderante.

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Maria João Gala

Neste âmbito, a intervenção da Visioarq teve como premissa principal o enquadramento do novo edificado com a envolvente ambiental. A madeira natural de pinho como material principal surge naturalmente enquanto solução, a compor não só os revestimentos exteriores e interiores, como a própria estrutura dos edifícios a criar. 

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Maria João Gala

Os elementos estruturais assumem-se claramente enquanto protagonistas do edifício, sendo a partir deles que tudo o resto se vai desenvolver. O esqueleto é base da forma e tudo o resto assume uma leitura acessória. Com esta hierarquização pretende-se de alguma forma que o natural não perca o protagonismo e a importância que merece, crescendo ao longo do tempo, envolvendo e integrando cada vez mais o edificado proposto. A utilização da madeira ao nível da fachada e vãos, com mais ou menos aberturas permitiu ainda obter, em termos funcionais, um controlo importante ao nível da iluminação e ventilação natural, conferindo o conforto desejado a este espaço.

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Maria João Gala
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Maria João Gala

As opções ao nível dos detalhes não foram esquecidas, com todas as ferragens e acessórios a serem desenhados originalmente para estes picadeiros, materializando a simplicidade e funcionalidade pretendidas para um espaço com uma identidade muito própria, onde o contacto com os protagonistas do mundo equestre se faz de forma vincadamente sensorial.

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Maria João Gala

Para diluir ao máximo o peso de cada estrutura edificada na envolvente, foram criados em termos funcionais dois núcleos distintos que, apesar de separados física e visualmente, estão muito próximos funcionalmente. São eles as Cavalariças por um lado e o Picadeiro Coberto por outro, ambos complementados com uma Guia Eléctrica e um Picadeiro Exterior. Pretendeu-se com esta solução de fragmentação que cada unidade seja descoberta aos poucos e em momentos diferentes, à medida que se percorre a propriedade, valorizando-se o factor surpresa com a criação de vários momentos distintos. 

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Maria João Gala
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Imagem 18 de 21
Planta
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Maria João Gala
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Imagem 19 de 21
Fachada
MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, Cerca, Orla
© Maria João Gala

Estes dois edifícios principais são ainda complementados por um Paddock de Éguas, estrutura de menor dimensão apoiada por um redondel, respondendo de forma integrada ao programa funcional pedido.

MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Maria João Gala

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4760 Vila Nova de Famalicão, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MG Coudelaria / Visioarq Arquitectos" 19 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967682/mg-coudelaria-visioarq-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.