Cora Restaurante / Vapor arquitetura

Cora Restaurante / Vapor arquitetura

© Arthur Duarte© Arthur Duarte© Arthur Duarte© Arthur Duarte+ 25

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis:vapor arquitetura
  • Equipe De Projeto:Bruno Lopes, Simone Shimada, Rodrigo Oliveira, Thomas Frenk, Zique Lique
  • Cliente:Cora
  • Engenharia:Heloísa Maringone
  • Instalações:Edson Prado
  • Projeto Exaustão:Tubo Ar
  • Luminotécnica:Auma Estudio
  • Cozinha Industrial:Pucci Sifuentes
  • Identidade Visual:Beatriz Dorea
  • Gerenciamento De Obra:Engeark e Camila Verge
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para uma nova cobertura em edifício existente na rua Amaral Gurgel, na borda da via elevada denominada de Minhocão pelos Paulistanos - potencial parque linear elevado no centro de São Paulo.

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

O Cora Restaurante, portanto, tem essa felicidade: a proposição de um novo uso às coberturas dos edifícios nas bordas imediatas do Minhocão, dialogando com essa possibilidade de uma centralidade de lazer para São Paulo.

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte
© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

A chegada de elevador à cobertura leva ao hall de entrada do restaurante, uma grande janela com vista a alguns prédios icônicos do centro da cidade, e um balcão de espera cravado no intervalo das áreas de operação do restaurante. De um lado, as vistas para a cozinha e do outro o bar, com franco diálogo ao terraço.

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

As áreas de produção organizam uma faixa central do restaurante que delimitam os fluxos a dois salões principais, tratados como varandas debruçadas à cidade. Um salão com cobertura retrátil na face sul, e o terraço na face norte com os assentos ao ar livre e visuais desimpedidas ao Minhocão e ao Centro.

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte
Planta baixa
Planta baixa
Corte
Corte
© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

Diante da analise sobre a estrutura do edifício existente, partiu-se para o emprego de estruturas leves e com as cargas encaminhadas em grande parte para a fachada perimetral do prédio. Uma estrutura metálica conformou o corpo principal da nova edificação, marcada pela sucessão de sheds na cobertura. Nos fechamentos externos e internos adotou-se sistemas tipo wire-frame com revestimentos variados em chapas cimentícias e chapeamentos metálicos.   

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

A nova edificação desenha, portanto, este novo coroamento do prédio ali existente, anunciando este novo uso à cidade, estas novas camadas de ocupação dos seus edifícios.

© Arthur Duarte
© Arthur Duarte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Amaral Gurgel - República, São Paulo - SP, 17201-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cora Restaurante / Vapor arquitetura" 30 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967666/cora-restaurante-vapor-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.