Casa BC / N2B Arquitetura

Casa BC / N2B Arquitetura

© Carolina Mossin© Carolina Mossin© Carolina Mossin© Carolina Mossin+ 21

Ribeirão Preto, Brasil
  • Arquitetos: N2B Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  465
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Carolina Mossin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Esmage Marcenaria, Florense, Lucenera, Marmoraria Casa Nova, Serralheria Espadari
  • Arquitetos Autores:Caio Yoshiaki Nagano e Rodolfo Biagi Becker
  • Arquitetos Responsáveis:Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker e Natalie Fogagnoli
  • Equipe De Projeto:Maria Júlia Montans e Ana Carolina Vicari
  • Construtora:Ângelo Casadei
  • Cidade:Ribeirão Preto
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está locado na cidade de Ribeirão Preto – São Paulo, em um dos terrenos mais altos do condomínio. Devido a altitude e o grande declive do terreno, o lote possui uma vista privilegiada porem desafiadora projetualmente.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Analisando essas características, o partido arquitetônico mais óbvio era direcionar para uma casa inteiramente escalonada seguindo o perfil natural do terreno, porém os clientes tinham como necessidade uma casa com ambientes sociais amplos e integrados. Para atender as expectativas dos clientes e adaptar-se ao terreno, os arquitetos optaram por criar a entrada da casa em meio nível minimizando a sensação de escalonamento.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

A fachada da casa foi pensada para ser imponente e sólida, mas que ao mesmo tempo trouxesse a sensação de leveza. Para isso, toda extensão do pavimento superior foi trabalhada em concreto aparente, finalizando em ambos os
lados um balanço estrutural.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

A porta de entrada fica oculta e misteriosa, escondida por trás desse bloco monolítico da fachada e só é identificada pelas pisadas no caminho em meio ao trabalho paisagístico. Nesse percurso até a porta o convidado é submetido a uma leve sensação de enclausuramento, mas que cessa no instante em que a porta se abre e o convidado se depara com os ambientes integrados e o pé direito duplo, passando a ter uma nova sensação. Nessa entrada em meio nível o convidado opta por subir ou descer um lance de escada. O lance da escada para a área social é mais largo tornando-se mais convidativo que o lance superior, que leva ao pavimento íntimo dos quartos.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin
Plantas
Plantas
© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Quanto ao interior da casa, o escritório optou por trazer o concreto aparente, o mesmo da fachada. Também foram trabalhados tons que combinassem com o concreto, dentro da paleta de cinza, branco e madeira natural. Seguindo a premissa do cliente em ter a área social integrada, mas que eventualmente pudesse ser usada separadamente, foi criada uma grande porta de correr que quando fechada separa sala de estar da área gourmet.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin
© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Já no pavimento superior, toda circulação que leva aos quartos é faceada pelo pé direito duplo da sala de estar. Os dois ambientes escolhidos para ter vista privilegiada do horizonte da paisagem foram a suíte master e a sala intima, ambas voltadas para o fundo do terreno.

© Carolina Mossin
© Carolina Mossin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BC / N2B Arquitetura" 27 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967510/casa-bc-n2b-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.