Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura

Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de InterioresCasa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores, PortaCasa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Mais Imagens+ 43

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  757
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Biderbost Photo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aromas del Campo, Isist Atelier, Joquer, Ondarreta, Santa & Cole, Stua, nanimarquina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Biderbost Photo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma encosta entre o parque natural Urkiola e a reserva da biosfera Urdaibai, o terreno do projeto é levemente separado de um conjunto de aldeias históricas no bairro de Aldana, um núcleo de edificações listadas como patrimônio. A reconstrução do antigo casarão Azkarraga, projetada por BABELstudio e Bonadona Arquitectura, acomoda três usos diferentes, embora interligados, em um terreno que antes era ocupado por uma casa de pedra de dois andares. O volume original, de meados do século XIX, e a sua mais recente extensão térrea estavam em ruínas, apenas as paredes perimetrais de alvenaria, com até um metro de profundidade, puderam ser preservadas. A estrutura da cobertura, bem como os elementos internos desabaram devido ao abandono de longa data.

Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Biderbost Photo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Imagem 44 de 48
Planta - Térreo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Biderbost Photo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Imagem 45 de 48
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Biderbost Photo

As limitações regulamentares tornaram necessária a manutenção do tamanho original da edificação, incluindo o volume do anexo, mas permitiram modificações substanciais na altura, nas aberturas, na fachada e na escolha dos materiais. Sendo uma edificação em ruínas e com alguma liberdade de concepção e de materialidade, o projeto de "reconstrução" apresentou a oportunidade de restaurar a tipologia tradicional do local, eliminando todos os elementos arquitetônicos em conflito. A concepção do projeto apresenta-se como uma arquitetura contemporânea e minimalista que se integra aos aspetos formais e volumétricos do contexto. O objetivo do projeto era apresentar uma solução adequada para o novo morador, um chef que já foi dono de um restaurante renomado em Bilbao, sua esposa e parceira, e seus três filhos pequenos. Junto com a casa, seu novo restaurante -La Revelía-, dedicado à culinária regional e produtos locais, e um espaço para agroturismo tiveram de ser integrados em um volume compacto. Três cortes profundos na fachada da volumetria abstrata do novo volume sinalizam os acessos a cada uso.

Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Biderbost Photo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Biderbost Photo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Imagem 46 de 48
Cortes
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Biderbost Photo
Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Biderbost Photo

Um amplo espaço com pé direito duplo abriga a cozinha aberta, juntamente com uma sala de jantar e uma área de estar. Três aberturas de grande formato com portas de correr integradas na fachada permitem a continuidade espacial do interior e exterior. A zona noturna, que abriga a suíte principal e outros dois quartos individuais, localiza-se no volume anexo. Cada unidade tem acesso direto ao jardim circundante. Como no processo de projeto foi decidido manter este volume geminado com uma cobertura plana, foi criado um terraço que proporciona uma grande área externa no segundo andar. No centro do térreo encontra-se uma zona de SPA com piscina e sauna que, juntamente com a parede de concreto estrutural, funciona como uma divisória entre a habitação e o restaurante. No restaurante, duas grandes aberturas adicionais no lado sudoeste proporcionam a transição perfeita entre a sala de jantar interna e a natureza circundante, onde há uma horta para uso direto do estabelecimento. Em contraste com a parte residencial, o interior é desenhado em tons escuros, com paredes revestidas de preto e piso de mosaico contínuo, fazendo com que as grandes aberturas emoldurem a paisagem como uma tela. A cozinha do restaurante foi concebida como parte integrante da sala de jantar, separada por um vidro transparente e fechamento em estrutura de aço sobre base de mármore, tornando visível a preparação dos pratos servidos como parte da experiência.

Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Biderbost Photo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:48340 Aldana, Vizcaya, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura" [Caserío Azkarraga / BABELstudio + Bonadona Arquitectura] 25 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967374/casa-azkarraga-babelstudio-plus-bonadona-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.