Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de ExteriorReforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior, PortaReforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Interiores, TijoloReforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaReforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Mais Imagens+ 16

Mais informaçõesMenos informações
Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Alejandro Gómez Vives

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma da Farinera de Can Suau consiste na renovação de um epaço urbano esquecido em Llubí (Mallorca). Emolduradas pelas fachadas posteriores das habitações vizinhas, destacam-se duas construções que historicamente têm funcionado em par, uma condicionada pela outra. Este é o Molí de Can Suau, um edifício patrimonial, assim como sua vizinha "Farinera", uma construção posterior datada de 1900. A proposta consiste em uma ação urbana, gerando um novo espaço semi-público no município. O projeto resultante é uma nova praça para Llubí onde novas conexões verticais foram estabelecidas no exterior para liberar ao máximo o espaço interno da Farinera.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Alejandro Gómez Vives
Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Imagem 18 de 21
Planta
Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Cerca
© Alejandro Gómez Vives

A construção em ruínas que ligava o moinho à Farinera é removida e um novo acesso urbano é criado a partir da Carrer Creu. Por outro lado, uma nova escadaria foi construída para acessar esta praça a partir da Calle Recto Tomás. Estes novos acessos criam também um novo fluxo de tráfego de pedestres entre estas vias. Esta praça semi-pública é um espaço ao ar livre que atua como uma conexão entre o moinho e a Farinera. Ela funciona também como a circulação entre as salas multiuso e de exposição que abrigam ambas as construções.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Imagem 17 de 21
Axonométrica

A eliminação desta antiga conexão em ruínas, não só proporciona um novo acesso a este lugar, mas também enfatiza o edifício patrimonial, o moinho Can Suau, que assim recebe o destaque que merece.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Alejandro Gómez Vives

A nova escadaria externa que leva à sala multiuso no térreo serve de mirante sobre a cidade. Foi construído um elevador para melhorar a acessibilidade e o teto da Farinera foi substituído. A praça recebeu pavimentação, jardins e um pequeno palco foi instalado para eventos.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior, Viga
© Alejandro Gómez Vives
Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Alejandro Gómez Vives
Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Alejandro Gómez Vives

A praça também funciona como um espaço de exposição dos diferentes elementos históricos que caracterizaram a Farinera. As moles estão localizadas nas empenas opostas, e um elemento de aço laminado define o novo acesso urbano, a escadaria e uma vitrine onde o antigo motor da Farinera é exibido.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Alejandro Gómez Vives

Este elemento de aço laminado característico tem a particularidade de se adensar a partir do interior da praça e tornar-se transparente para revelar o edifício de 1900 para quem anda pela rua. Desta forma, o caráter da construção existente é respeitado e a aparência original desta parte do município não é distorcida.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Alejandro Gómez Vives

Os materiais deste espaço consistem em materiais existentes ou novos de natureza industrial, já que se relacionam às funções históricas desses edifícios. A pedra existente da fachada se mantém na qualidade de protagonista. As esquadrias são feitas de madeira. O aço também é utilizado nas estruturas das entradas e janelas que agora redefinem uma nova fachada em relação à empena agora aparente, aproveitando as aberturas originais da construção.

Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Alejandro Gómez Vives

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Creu, 18, 07430 Llubí, Illes Balears, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura" [Reforma de la Farinera de Can Suau / Montis Sastre Arquitectura] 20 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967059/reforma-da-farinera-de-can-suau-montis-sastre-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.