Restaurante meloso / t-unoauno + arqaz arquitectura

Restaurante meloso / t-unoauno + arqaz arquitectura

© Zaickz Moz© Zaickz Moz© Zaickz Moz© Zaickz Moz+ 23

  • Arquitetos Responsáveis:Carlos Espinosa, José Luis Araiza
  • Cidade:Cidade do México
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Meloso surge como resposta ao terremoto ocorrido na Cidade do México em 19 de Setembro de 2017. O projeto está localizado na cidade de San Luis Tlaxialtemalco, é uma cidade originária da Cidade do México que ainda conserva vestígios do período pré-hispânico, como o cultivo em "chinampas" (jardins flutuantes).

Colagem
Colagem

Esta cidade, e de forma geral o município de Xochimilco, estavam entre os mais afetados pelo terremoto, e a reconstrução feita pelo governo e algumas fundações é um ataque contra a memória, uma paisagem substituta, uma supressão do local pelo que é alheio ao contexto, que deixa de lado em seu projeto a identidade arquitetônica e o modo de vida dos habitantes, associados com suas formas de produção e seu tecido social que se consolidou durante décadas através de seus festivais patronais e da convivência nos pátios e nos fornos a lenha, impondo um modelo de moradia genérico que não leva em conta seu contexto sociocultural e fratura os costumes que dão identidade ao povo.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
Corte
Corte
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

O mobiliário é uma homenagem à forma festiva de se sentar, que consiste na colocação de tábuas de madeira sobre apoios simples.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

A proposta do Meloso surge desta reflexão, e é por isso que ela retoma gestos da arquitetura vernacular local e retoma em sua tectônica o uso de paredes amplas de barro que compõem a matéria prima principal da intervenção, dando uma segunda leitura aos materiais e suas possibilidades de construção a partir da criação de um caráter contemporâneo que não abre mão da atemporalidade.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Um lugar que busca o silêncio e para reduzir seu desenho ao mínimo, ao uso repetitivo e um tanto obsessivo de materiais para fazer, assim, uma síntese da simplicidade.

© Zaickz Moz
© Zaickz Moz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Luis Tlaxialtemalco, 16610 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante meloso / t-unoauno + arqaz arquitectura" [Restaurante meloso / t-unoauno + arqaz arquitectura] 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967057/restaurante-meloso-t-unoauno-plus-arqaz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.