Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, BanheiroApartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, BancadaApartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  179
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, AutoDesk, BAUKELL, CIN, Cortizo, GLS, JUNG, Microsoft, PADIMAT, SANTO BANHO
  • Arquitetos Responsáveis: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Susana Luis, João Nery Morais, André Silva, Maria Sousa Otto, Arianna Camozzi, Samanta Cardoso Menezes, Diogo Romão, Constança Lino, Francisco Duarte, Renata Vieira
  • Construtor: Baukell
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estilo de vida contemporâneo obriga a adoptar conceitos de reorganização dos interiores, tornando-os mais flexíveis, adaptáveis, personalizados em harmonia com as necessidades e aspirações de quem lá vive. A transformação é notória e abrange, ainda, ideias-chave como a conexão e a utilidade dos espaços. É no último andar de um edifício com 90 anos do século XX, na Graça, em Lisboa, que se encontra o apartamento agora muito amplo, após a unificação de alguns compartimentos. As oito assoalhadas originais já não existiam aquando desta renovação, mas, ainda assim, a transformação foi profunda e não só reduziu ainda mais o número de compartimentos como deu novos usos a alguns deles.

Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 22 de 22
Planta
Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

De facto, antes desta intervenção, já se tinha aberto a parede entre a sala e um quarto e ampliado a passagem entre o escritório e o mesmo quarto, enquanto a despensa tinha dado lugar a uma instalação sanitária. Neste apartamento, agora um T3+1 com umas vistas excelentes, a remodelação contemplou a criação de uma suite espaçosa e com walking-closet, onde antes era a cozinha e a sala de jantar.

Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Fernando Guerra | FG+SG

As divisões foram criadas a pensar na flexibilidade do uso e tanto podem ser um escritório, uma sala tv ou até um quarto de visitas, dependendo da necessidade ou da preferência dos habitantes. Outras transformações foram concretizadas, nomeadamente os ripados nos tectos, assim como a colocação de um outro a separar a cozinha da entrada do apartamento, de forma a conferir privacidade a quem lá está, mas sem privar a entrada de bastante luz natural. A colocação de elementos decorativos, não só embelezam como agregam valor à habitação.

Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

A madeira, como elemento nobre e formal, tem aqui uma função unificadora de todos os espaços, formando um todo único, que engloba a kitchenette e todas as instalações sanitárias, excepto a i.s. social. Por sua vez, foi aplicado mosaico hidráulico, em formato hexagonal, nas instalações sanitárias, a revestir as zonas dos banhos, nas cores azul e branco, mas com padrões diferentes. Na kitchenette, foi colocado um revestimento em azulejo artesanal branco também em forma de hexágono.

Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Graça III CMcP / João Tiago Aguiar Arquitectos" 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967023/apartamento-graca-iii-cmcp-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.