Casa Juantana / Activo Estudio

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, TijoloCasa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCasa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCasa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de InterioresCasa Juantana / Activo Estudio - Mais Imagens+ 13

Assunção, Paraguai
  • Arquitetos: Activo Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Ojeda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Blindex, Deca, Klaukol, Portinari, Portobello, Sika, Suvinil, Trimble, yguazu
  • Arquitetos Responsáveis: Leticia Celma, Daniel Ojeda
  • Clientes: Juan Gómez, Tana Valinoti
  • Engenharia: Felipe Ramírez
  • Paisagismo: Leticia Celma
  • Colaboradores: Martín Tellez, Claudia Gómez, Equirenta S.R.L.
  • Cidade: Assunção
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores
© Daniel Ojeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Juantana é uma casa unifamiliar construída no bairro de Loma Pyta, em Assunção. Sendo seu primeiro projeto de uma casa, o estúdio, sem uma referência estilística ou material, entende que a essência do lar é definir a sua habitabilidade a partir das vivências do indivíduo, compreender o cotidiano de trabalho, os tempos, a funcionalidade, o caráter dos espaços e a relação entre quem os habita. Todos esses fatores são sintetizados na Casa Juantana por meio de um processo que define as principais condições como eficiência espacial, adaptação ao local e aplicação de soluções de alto impacto e baixo custo.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Daniel Ojeda
Casa Juantana / Activo Estudio - Imagem 17 de 18
Corte
Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Daniel Ojeda

Espacialmente, o projeto está dividido em dois níveis: um térreo onde estão dispostos os espaços sociais e de serviço, a sala social, a sala de jantar, a galeria, o escritório, além da cozinha, a lavanderia, o banheiro e depósito. O andar superior, por sua vez, contém 3 quartos e dois banheiros. A ordem geométrica e o rigor definem os espaços que seguem proporções semelhantes.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Daniel Ojeda

Uma distribuição simétrica, que acentua o contraste entre o íntimo e o social, entre a frente e o fundo, entre acima e abaixo, sem perder a relação funcional.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Daniel Ojeda

Em relação à adaptação ao local, entendemos a necessidade primordial de abrigo e contato com a natureza, por isso, a casa é implantada de forma a conservar os desníveis do terreno, buscando a menor modificação do solo, preservando e valorizando a vegetação existente. Como parte do equipamento arquitetônico, as árvores interagem com a casa tanto como extensão do espaço coberto quanto como sistema de regulação do clima e da luz.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores, Viga
© Daniel Ojeda

Espaços diáfanos e versáteis, a liberação dos cantos por meio de elementos estruturais mais delgados e a continuidade das aberturas definem os ambientes sociais banhados pelas luzes filtradas tanto pela vegetação quanto por filtros artificiais e luzes zenitais que formam espaços mutantes e introspectivos.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Interiores
© Daniel Ojeda

Materialmente, as soluções construtivas utilizam técnicas tradicionais, estrutura em concreto armado e paredes em tijolo. Também técnicas alternativas como o uso de pisos de cimento para melhorar a inércia térmica, parede vazada para proteger as salas do excesso de luz solar, o uso de claraboias como elementos de iluminação e dissipação de calor e também a escada de madeira que integra os diferentes níveis com uma intenção de leveza e calor espacial.

Casa Juantana / Activo Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ojeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Juantana / Activo Estudio" [Vivienda Juantana / Activo Estudio] 13 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966641/casa-juantana-activo-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.