Casa cosmos / S-AR

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de ExteriorCasa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior, PortaCasa cosmos / S-AR - Fotografia de InterioresCasa cosmos / S-AR - Fotografia de ExteriorCasa cosmos / S-AR - Mais Imagens+ 13

Puerto Escondido, México
  • Arquitetos: S-AR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cemex, La Reforma, Villacero
  • Arquitetos Responsáveis: César Guerrero, Ana Cecilia Garza
  • Colaboradores: María Sevilla, Carlos Morales, Luis Fernando De la Garza
  • Construção: José Ramírez
  • Instalações: Fermín Pérez
  • Carpintaria: Ubaldo Ríos
  • Serralheria: Mario Ramírez
  • Interiores: S-AR, Aránzazu de Ariño, Claudio Sodi
  • Paisagismo: S-AR, Aránzazu de Ariño, Claudio Sodi
  • Supervisão De Obra: Patricio Sodi, Claudio Sodi, Aránzazu de Ariño
  • Cidade: Puerto Escondido
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior
© Claudio Sodi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa cosmos é uma pequena residência localizada nos arredores de Puerto Escondido, na costa do estado de Oaxaca. A casa se baseia em três elementos principais. O primeiro elemento é um núcleo central ou duro, construído com lajes de concreto e pilares com acabamento rugoso, que abriga o espaço coberto: um programa reduzido que inclui 1 dormitório, sala de jantar-cozinha, sala de estar e banheiro. Cada uso dividido em um quadrante de uma planta quadrangular quase perfeita.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior, Porta
© Camila Cossio

O segundo elemento é uma retícula externa feita de vigas e pilares de concreto com acabamento suave e liso, presa ao núcleo central que permite estender o comprimento e a largura da casa para o exterior, gerando pátios, terraços, circulação perimetral e vertical, além de uma piscina. Ele modifica a dimensão real da experiência de habitar a casa. O terceiro elemento é a cobertura, que funciona como mirante para a paisagem distante. Um espelho d'água é um quadro para ler as estrelas, as constelações e o cosmos ao nosso redor à noite.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Camila Cossio
Casa cosmos / S-AR - Imagem 15 de 18
Planta Térreo
Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio

A casa se relaciona fortemente com a paisagem por meio de uma pele treliçada de madeira vertical operável, que também protege a casa quando não está em uso e proporciona níveis variados de privacidade quando habitada. Além disso, por meio de uma fundação de quatro elementos portantes de carga que elevam a casa, liberando o solo e a topografia abaixo dela para que água, ar, plantas e animais continuem a fluir através do território. Finalmente, graças ao envoltório externo de madeira que abraça e incorpora a vegetação existente, tornando os limites entre arquitetura e paisagem difusos e transformando-se com as estações e tempos das plantas e os usos dados à estrutura pelos usuários.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

O sistema construtivo se baseia em uma retícula de pilares e vigas de 20x20 cm colocadas para formar espaços internos de 4,10x4,80 m e espaços externos de 2,60x2,60 m, 2,60x4,10 m e 2,60x4,80 m. O resultado é uma casa de 78,7 m2 internos e 100 m2 totais, incluindo a área coberta pela estrutura externa. Uma das principais linhas de projeto da casa é o uso de uma estrutura em malha que poderia responder à sua localização em uma zona sísmica, conseguindo assim responder aos movimentos sísmicos em qualquer direção. Além disso a escolha de materiais, que proporcionaria rigidez, durabilidade e baixa manutenção para a casa. O uso da madeira para completar a estrutura foi um recurso escolhido pelo calor que o material agrega ao espaço, bem como pela temporalidade que ela dará à casa, pois se transformará com o tempo. Assim, entende-se a casa em si como um processo de transformação, relacionado ao lugar, à vegetação, às estações do ano, às constelações, à natureza ao redor.   

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio
Casa cosmos / S-AR - Imagem 17 de 18
Elevação e Corte
Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Bancada
© Camila Cossio
Casa cosmos / S-AR - Imagem 18 de 18
Cortes
Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Interiores
© Camila Cossio

O uso de materiais locais, de baixa manutenção e uma compreensão racional de seu uso e duração ao longo do tempo é uma das bases do projeto da casa. Basicamente se utilizam dois materiais para construir a casa: concreto (um sistema de construção altamente absorvido pela arquitetura mexicana) que oferece ao projeto resistência estrutural para a zona sísmica, alta durabilidade, economia e baixa manutenção, e madeira (da árvore macuil local) que oferece a flexibilidade aos fechamentos, a escala humana, e a relação da casa com seu entorno imediato, não só através das vistas, mas também através da temperatura, do som, do vento. Toda a água derivada do uso da casa é filtrada por uma cisterna de areia e pedras, e o uso de sabonetes e xampus naturais é incentivado de modo a não contaminá-la. A água captada pela cobertura durante a estação chuvosa é redirecionada por uma única calha, para que seja armazenada e usada para contribuir com o crescimento dos jardins plantados no perímetro externo da casa.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Sendo uma casa projetada para um terreno remoto, longe de uma cidade, o uso dos recursos locais existentes era de grande importância. Não apenas recursos materiais, mas também humanos, a inventividade humana foi uma parte constante do processo de construção do projeto.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Interiores
Maquete
Casa cosmos / S-AR - Imagem 10 de 18
Maquete

Toda a equipe de construção foi formada por trabalhadores locais, que foram treinados através de processos de testes de construção nos diferentes usos do concreto para a estrutura, paredes, pisos e outros acabamentos. Os artesãos locais também foram responsáveis pela carpintaria, desenvolvendo os sistemas de abertura e movimentação das portas e persianas de madeira, contribuindo com seu conhecimento para o desenvolvimento dessas peças. Assim, a casa contribui também para o desenvolvimento do artesanato local na comunidade, absorvendo-o e deixando-o fazer parte da própria arquitetura. O resultado é fruto do trabalho de equipe entre a população local e os arquitetos.

Casa cosmos / S-AR - Fotografia de Exterior
© Camila Cossio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa cosmos / S-AR" [Casa cosmos / S-AR] 15 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966633/casa-cosmos-s-ar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.