Casa Wóolis / Arkham Projects

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de InterioresCasa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de ExteriorCasa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de ExteriorCasa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de ExteriorCasa Wóolis / Arkham Projects - Mais Imagens+ 18

Mérida, México
  • Arquitetos: Arkham Projects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  452
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, MIDO, Édron
  • Arquitetos Responsáveis: Arkham Projects
  • Equipe De Projeto: Benjamín Peniche Calafell, Jorge Duarte Torre, Roberto Romero Maldonado
  • Construção: Carlos Mora
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Wóolis foi batizada pelos trabalhadores, ou melhor, pelos artesãos, que deram vida ao espaço construído. Seu significado em maia é bola, círculo; assim eles chamavam a casa, referindo-se ao cilindro central, o coração do projeto.

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Interiores
© Zaickz Moz
Casa Wóolis / Arkham Projects - Imagem 23 de 23
Planta
Casa Wóolis / Arkham Projects - Imagem 20 de 23
Corte longitudinal
Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Situada no norte da cidade de Mérida, Yucatán, no distrito de Temozón Norte, a Casa Wóolis é um lugar que nos convida a notar e lembrar nossas origens, um observatório contemporâneo que nos provoca a descobrir a passagem do tempo que pode ser vista nos traços que o sol e a celosía superior do cilindro imprimem nas paredes em diferentes momentos do dia, traços que mudam de posição ao longo do ano devido à inclinação variável do sol.

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Aproveitando a orientação do terreno, a função do cilindro é permitir a entrada de luz no espaço central, onde se encontra a piscina, no entanto, dada sua grande inclinação, proporciona ao espaço sombra suficiente durante o nascer e pôr-do-sol para dispensar a necessidade de um telhado no terraço, garantindo que seja utilizado durante grande parte do dia. Sua localização estratégica, bem ao lado da área social interna, consegue estabelecer a ligação entre ambos os espaços ao abrir todas as portas de correr que separam o interior do exterior.

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Manolo Solís

Do outro lado da área social há um pátio com um grande álamo a partir do qual é possível ver o cilindro de longe, antecipando a surpresa de estar embaixo dele. Wóolis é uma casa com três pátios, sendo o primeiro o mais público e o de trás o mais privado; entre eles há três corredores: serviços, espaços públicos e espaços privados.

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz
Casa Wóolis / Arkham Projects - Imagem 22 de 23
Diagrama
Casa Wóolis / Arkham Projects - Imagem 7 de 23
© Manolo Solís

A Casa Wóolis é um exercício de autoconstrução, foi o cliente quem liderou o processo de construção e coordenou todos os atores que nele participaram. É um projeto que não pretende ser único pelos seus materiais e revestimentos luxuosos, ao contrário, ele encontra esse luxo na sinceridade rígida de seus elementos, dando total destaque à luz e sua interação com o projeto.

Casa Wóolis / Arkham Projects - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Wóolis / Arkham Projects" [Casa Wóolis / Arkham Projects] 11 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966544/casa-woolis-arkham-projects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.