Pavilhão Egaligilo / Broissin

Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Egaligilo / Broissin - Imagem 3 de 24Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de InterioresPavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de ExteriorPavilhão Egaligilo / Broissin - Mais Imagens+ 19

Cidade do México, México
  • Arquitetos de interiores: Broissin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, AutoDesk
  • Arquitetos Responsáveis: Gerardo Broissin, Luis Pimienta
  • Equipe De Projeto: Jorge Velázquez, Javier García, Oscar Aguilar, Andrés Lara, Gala Carrillo, Ana C. Mercado
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alexandre D’ La Roche
Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Exterior
© Alexandre D’ La Roche

Descrição enviada pela equipe de projeto. No marco da 11ª edição da Design Week México, foi construído nos jardins do Museu Tamayo o Pavilhão Egaligilo, um espaço que à primeira vista poderia ser lido como uma tensão entre a arquitetura moderna tradicional e a arquitetura paramétrica; uma arquitetura de comunicação e não de espaço; um artefato a ser entendido como artificialidade e engano, que está integrado ao espaço natural, embora enquanto uma estrutura seja inexistente.

Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Interiores
© Alexandre D’ La Roche

Hanna Arendt diz que o espaço público é público enquanto seja ocupado, um lugar onde são geradas relações humanas, onde acontecem interações e trocas. A composição do volume, a partir de uma estrutura de aço revestida tanto por dentro como por fora por painéis de fibrocimento Equitone, dá ao Pavilhão Egaligilo leveza e contraste de formas. Ele abriga um oásis vivo em seu interior, cheio de simbolismos que dão ao visitante a capacidade de assumir um novo papel, de reinventar-se, seguindo Foucault.

Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Exterior
© Alexandre D’ La Roche
Pavilhão Egaligilo / Broissin - Imagem 16 de 24
Planta
Pavilhão Egaligilo / Broissin - Imagem 11 de 24
© Alexandre D’ La Roche

A distribuição das aberturas permite que a luz entre e afete o espaço em diferentes momentos, com a iluminação natural e artificial criando atmosferas diferentes. Um espaço originalmente destinado a ser "externo" tem paredes cuidadosamente pontuadas com aberturas para a luz, mas que impedem que sejam penetradas pelos olhares. Esta característica dialética exige que o visitante entre no espaço e, mais uma vez, gera uma tensão na fronteira entre o público e o privado. Broissin dá figura e integridade aos diferentes materiais, criando formas que poderiam ser chamadas de vivas devido à relação adequada entre suas partes, de modo que o significado é comunicado não por alusão a formas previamente conhecidas, mas a partir das características fisionômicas próprias.

Pavilhão Egaligilo / Broissin - Imagem 3 de 24
© Alexandre D’ La Roche

Nos termos de Lefebvre, Broissin consegue uma "ocupação ativa do espaço". Cada corpo vivo é um espaço e tem seu espaço; é produzido no espaço e, ao mesmo tempo, produz esse espaço. É uma relação evidente: o corpo, com suas energias, o corpo vivo, cria ou produz seu próprio espaço. O pavilhão, assim como o museu, estabelece uma interação constante com o ambiente, se integra ao espaço público como um lugar construído e determinado pelo domínio que se configura graças à apropriação que os sujeitos fazem dele.

Pavilhão Egaligilo / Broissin - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alexandre D’ La Roche

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Egaligilo / Broissin" [Pabellón Egaligilo / Broissin] 10 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966473/pavilhao-egaligilo-broissin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.