Escritórios Amaya / RuizEsquíroz

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de InterioresEscritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de ExteriorEscritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores, EscadaEscritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores, EscadaEscritórios Amaya / RuizEsquíroz - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: RuizEsquíroz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1957
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lino Alonso, M40 Equipamiento
  • Arquiteto: Josean Ruiz Esquíroz
  • Equipe De Arquitetura: Marta Muñoz, Carlos Beizaga, Enrique Morillo, María Diego
  • Arquiteto Técnico: Miguel Larraburu Sorozabal
  • Engenharia: Juan Rey, Angel Trillo
  • Promotor: Gobierno de Navarra
  • Climatização: GEA estudios geológicos
  • Estrutura: KAPANA Obras y Reformas
  • Contratante: Construcciones metálicas Áriz
  • Geotecnia: Humiclima
  • Cidade: Pamplona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde que o primeiro transatlântico carregado contêineres chegou em Bremen, em 1966, seu crescimento no comércio mundial tem sido espetacular. O contêiner é um ícone da nossa sociedade globalizada. Quase tudo o que compramos viaja neles, seja em componentes desmontados ou como produtos acabados. Estima-se que existam cerca de 800 milhões de contêineres no mundo, mas sua vida útil para transporte é estimada entre 8 e 10 anos, por isso, surge o dilema sobre o que fazer com eles. Para derreter um contêiner são necessários cerca de 8.000 Kwh, enquanto que para reutilizá-lo como elemento construtivo, apenas entre 400 a 800 Kwh. Por que, então, não reaproveitá-lo no setor industrial como peça estrutural, mantendo sua capacidade de armazenamento?

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores
© Imagen Subliminal
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

As áreas industriais são uma sinfonia atonal. Um aparente caos de edificações esconde o que é, na verdade, um sistema eficiente que gera uma riqueza substancial em nossa sociedade. A arquitetura cedeu esse espaço para a engenharia e até para a autoconstrução. Em resposta a este contexto hostil, nossa estratégia é a da dissimulação, a do desaparecimento do objeto propondo uma caixa preta. Esta caixa preta de 16 x 64 x 10 m3 cabe entre dois armazéns existentes no Parque Industrial Talluntxe em Navarra. As suas duas fachadas abrem-se ao leste e oeste dando acesso ao armazém, aos escritórios, a uma doca de descarga e a um lúdico mezanino.

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Exterior, Vidro
© Imagen Subliminal
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Imagem 16 de 20
Croquis
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Imagem 17 de 20
Croquis
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores, Fachada
© Imagen Subliminal

A mudez da luz exterior contrasta com a luz branca do espaço interior. A seção longitudinal reaproveita dez contêineres de 12 metros, formando a cobertura com pórticos estruturais em "V" e treliças Vierendeel. Entre esses pórticos, a luz é filtrada por faixas de claraboias translúcidas. Os escritórios estão localizados e na fachada oeste, iluminados por um pátio que dá continuidade ao ritmo dos vazios entre contêineres. É também proposto um mezanino para o descanso de todos os trabalhadores, seja no armazém ou nos escritórios. O espaço de escritórios está localizado no primeiro andar, em uma treliça habitada formada pelas letras da empresa (AMAYA).

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores, Escada
© Imagen Subliminal
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Fotografia de Interiores, Escada
© Imagen Subliminal

Nessa tentativa de recuperar um pouco de terreno no setor industrial, trabalhamos com materiais muito baratos e dimensões padronizadas. A sobriedade do material e a modulação rigorosa podem ser percebidas nos contêineres reciclados, nas estruturas metálicas, nas juntas do bloco de concreto ou nos níveis colaborativos e fachadas. A abundante luz zenital no armazém e nos escritórios torna o uso de iluminação artificial praticamente desnecessário durante o dia. Embora seja preenchido com estantes, o espaço tem sido aproveitado também por ginastas e patinadores patrocinados pela empresa esportiva.

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Imagem 12 de 20
Maquete
Escritórios Amaya / RuizEsquíroz - Imagem 13 de 20
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Noáin, 21, 31015 Pamplona, Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Amaya / RuizEsquíroz" [Almacén y oficinas Amaya / RuizEsquíroz] 04 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966194/escritorios-amaya-ruizesquiroz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.