Casa Yoga / Superlimão

Casa Yoga / Superlimão

© Israel Gollino© Israel Gollino© Israel Gollino© Israel Gollino+ 30

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Superlimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Israel Gollino
  • Equipe De Projeto:Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Antonio Carlos Figueira de Mello, Inaiá Botura e Viviane Camilli
  • Construtora:ESC Construção
  • Iluminação:LD Arti
  • Marcenaria:Detalhe 04
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência da década de 90 foi comprada por um casal de clientes que desejava transformá-la em um espaço de contemplação para receber aulas de yoga, além de salas para locação e coworking. Dessa forma, o projeto desenvolvido pelo Superlimão deveria acomodar uma ampla sala para as aulas, área de recepção no térreo, sala para ateliê e coworking no andar superior, além de uma sala para locação na antiga edícula. 

© Israel Gollino
© Israel Gollino
Axonométrica
Axonométrica
© Israel Gollino
© Israel Gollino

A partir destas necessidades, era primordial que a antiga casa com poucas aberturas se tornasse um espaço amplo e iluminado. Foram abertos vãos maiores que permitiram a entrada de luz, filtrada por painéis de juta. O piso cerâmico da área externa deu lugar a um jardim com áreas para relaxamento e, na busca por uma arquitetura que trouxesse calma, foi definida uma paleta mais neutra e aconchegante, com elementos naturais. As paredes claras e com cantos curvos trouxeram ainda mais a sensação de aconchego ao espaço.

© Israel Gollino
© Israel Gollino
© Israel Gollino
© Israel Gollino

A escada, presente na área interna, não permitia a amplitude necessária do espaço para realização das aulas de yoga. Além disso, era necessário isolar o uso do segundo pavimento já que ele seria destinado à locação. Buscando resolver essas demandas, a escada foi reposicionada e se tornou um novo – e importante - elemento da casa e fachada. 

Plantas
Plantas

Feita em serralheria e com chapa perfurada, a escada ganhou leveza e tornou a fachada mais marcante. Os caixilhos existentes foram substituídos por caixilhos metálicos que criam um interessante desenho quando fechados pelas portas de juta.

© Israel Gollino
© Israel Gollino
© Israel Gollino
© Israel Gollino

Na iluminação indireta, foram criados efeitos de luz sutis para trazer ainda mais aconchego e conforto ao ambiente.

© Israel Gollino
© Israel Gollino

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Yoga / Superlimão" 30 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965944/casa-yoga-superlimao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.