Museu Wetland em Huailai / Tenio

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de ExteriorMuseu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de ExteriorMuseu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior, FachadaMuseu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de InterioresMuseu Wetland em Huailai / Tenio - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Tenio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8446
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:AWESOME
  • Equipe De Projeto: Jun Ren, Nan Jiang, Yingjun Fu, Runbo Guo, Ran Chen, Yang Di
  • Projeto Estrutural: Zhiyong Wang, Lesa Meng
  • Equipamentos Industriais: Bing Liu, Jian Chen, Hui Yang
  • Cliente: Huailai Forestry Bureau
  • Construção Civil: Chinese Institute of Urban Scientific Planning and Design, MCC Tiangong Group Co. Ltd
  • Projeto Expositivo: Shanghai Fengyuzhu Culture Technology Co.Ltd.
  • Projeto Estrutura Metálica: Shanghai Huayuan New Composite Materials Co.Ltd.
  • Projeto Executivo: Tenio Architecture and Engineering Co.Ltd., BCCI Construction
  • Paredes E Divisórias De Banheiros: Gasun Construction Group
  • Cidade: Zhangjiakou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior
© AWESOME

Descrição enviada pela equipe de projeto. O museu Wetland está localizado no maior pântano próximo a Pequim, que abriga 40 espécies de pássaros residentes e 151 espécies de pássaros migratórios. O museu dissemina o conhecimento das zonas úmidas para turistas, especialmente adolescentes, além de educar e treinar entusiastas da ciência popular com a ajuda de autoridades florestais. O objetivo do projeto foi alcançar uma construção que minimize o impacto no solo pantanoso, enquanto fosse integrado à natureza, incluindo os três objetivos principais, respectivamente: o micro impacto, a emissão zero e a ciclagem total. Para alcançar a meta, em primeiro lugar, foi utilizada a estratégia de flutuação anular, que eleva o edifício sobre o pântano. Em seguida, foi executado o projeto de uma construção de baixo consumo energético, com um equipamento de autociclo e uma construção pré-fabricada.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior, Orla
Vista aérea. Imagem © AWESOME
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior, Orla
© AWESOME

PROCESSO — Um museu cíclico completo para educação em zonas úmidas. A vulnerabilidade do meio ambiente em áreas úmidas requer a minimização da produção de edifícios para a natureza. Conforme o projeto, o museu atende o ciclo completo dos materiais, da energia e do sistema de água. O edifício utilizou uma estrutura de aço pré-fabricada e faz a reciclagem dos materiais em todo seu ciclo de vida, desde a fabricação na fábrica até a instalação e remoção no local, utilizando a energia solar e do ar para completar o ciclo de energia.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Imagem 11 de 26
© AWESOME
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Imagem 24 de 26
Circulação Completa e Consumo Zero de Energia. Imagem Cortesia de Tenio Tianjin Architecture and Engineering

PLANETA — Alcançando a cordialidade com os pássaros no pântano natural através do micro impacto e da emissão zero. O edifício utiliza uma estrutura elevada sobre o local, para reduzir ao máximo a ocupação do solo úmido, bem como restaurar áreas úmidas naturais no entorno. Ao mesmo tempo, a paisagem do pântano é compensada na cobertura do edifício, de modo que a perda líquida do pântano seja zero.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior, Fachada
© AWESOME
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior
Curtain wall design to prevent bird collision(Maurits Cornelis Escher《sky and wate》). Image © AWESOME

Uma placa de cobre antibacteriana foi selecionada para o revestimento do edifício, este material será gradualmente oxidado, de um amarelo dourado para o verde cobre, sendo gradualmente integrado ao meio ambiente. A lacuna entre o revestimento, o edifício e a cobertura suspensa, se tornará ninho para os pássaros. Com base nos resultados de pesquisas, o padrão da fachada ventilada foi projetado com módulos de 100x50 mm, sensíveis à visão dos pássaros, para evitar que eles colidam por engano. A água da chuva é reaproveitada por meio da coleta e tratamento de água recuperada. Considerando não haver tubulação de esgoto no local, um sistema de filtração e purificação mecânica e natural foi construído para o tratamento de esgoto, com o intuito de realizar o lançamento de esgoto zero no ecossistema do pântano.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior, Fachada
Compensação de zonas úmidas - Introdução à paisagem de zonas úmidas. Imagem © AWESOME
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Imagem 26 de 26
Ciclo da água (descarga zero). Imagem Cortesia de Tenio Tianjin Architecture and Engineering
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Interiores
Ponte da galeria fotovoltaica de filme colorido. Imagem © AWESOME

LOCAL — Um edifício integrado e adaptado ao ambiente de zonas úmidas. Considerando o entorno do parque pantanoso, o edifício foi disposto no local em forma de um anel flutuante. O espaço e a forma consideram a atenção comum às pessoas e aos animais. O pátio, conectado com a natureza e o espaço elevado, permite que pássaros, pequenos animais e pessoas entrem no local semifechado 24 horas, realizando a simbiose do edifício e do ambiente. O museu corresponde à grande escala do ambiente com uma forma horizontal global flutuante, e o sentido do ritmo do revestimento de cobre corresponde à textura da floresta verde no local.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Interiores, Escada
Iluminação simulada no átrio de entrada. Imagem © AWESOME
Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
Ponte da galeria fotovoltaica de filme colorido. Imagem © AWESOME

Do ponto de vista da emissão de carbono, a edificação reduz ao máximo a ocupação do solo. O edifício elevado devolve o espaço natural à zona úmida. O pátio externo fechado está conectado com o meio natural através da plataforma elevada. O ambiente externo mantém a ecologia natural do pântano, bem como as altas árvores e florestas de pinheiros chineses ao redor do edifício. O espaço público do edifício configura um local dramático, com a ajuda da iluminação natural, um corredor fotovoltaico colorido e uma escada principal em formato especial. O salão de exposições tem contato visual com a paisagem natural, tornando a vasta paisagem do parque a exibição mais espetacular do museu.

Museu Wetland em Huailai / Tenio - Fotografia de Exterior
© AWESOME

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zhangjiakou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu Wetland em Huailai / Tenio" [Wetland Museum In Huailai / Tenio] 30 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965915/museu-wetland-em-huailai-tenio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.