
-
Arquitetos: ZALC Arquitetura
- Área : 240 m²
- Ano : 2020
-
Fotografias :Alexandre Disaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto desenvolvido para uma família que tinha o desejo de ter um apartamento atemporal e funcional. Mantivemos os banheiros originais que possuem ótimos acabamentos, e também o piso de madeira já entregue em todo o apartamento, o que nos trouxe a possibilidade de investir na área social e nos quartos.

Apesar de ser um prédio novo, possui os grandes janelões presentes nos edifícios modernistas de Higienópolis/ Santa Cecília, que possibilitam uma boa circulação e a ventilação cruzada, tornando pouco necessário o uso do ar condicionado. A cozinha original era muito pequena e não atendia as necessidades dos clientes e foi uma das maiores adaptações feitas em planta.




O grande destaque do apartamento é o hall social, que já impressiona logo na chegada com o muxarabi em madeira e fundo verde, e a iluminação criada através da tela tensionada lateral causando a impressão de ser uma janela. Na parede principal, utilizamos o ladrilho hidráulico de piso-tátil, normalmente utilizado nas calçadas para deficientes visuais, mas neste apartamento foi utilizado em cinza claro integrando todos os ambientes da área social.



A sala de TV, ambiente mais utilizado pela família, funciona como uma conexão entre as áreas íntima e social, podendo ser integrada ou não através das portas de correr que embutem no painel. Esta sala multifuncional é o coração da casa, onde os pais e filhos podem trabalhar, estudar e conviver.


Algumas peças de design foram desenvolvidas pelo escritório exclusivamente para este projeto, entre elas o banco do living, a mesa de jantar - que remete a uma dobradura - e o pendente do terraço, que funciona como um cachepot de plantas.