Salas para Professores de Mandarim Instituto Confúcio / Barata Arquitectos

Salas para Professores de Mandarim Instituto Confúcio / Barata Arquitectos

© Frederico Monteiro© Frederico Monteiro© Frederico Monteiro© Frederico Monteiro+ 26

  • Arquitetos: Barata Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Frederico Monteiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, Knauf, Area Store, CIN, Daikin, Efapel, Erg, JNF, Robbialac, Sika, Tempo Renovado, ZAMAC
  • Arquitetos Líderes:Manuel Barata + Hugo Bessa
  • Arquitetos Responsáveis:Vito Esposito, Filippo Minghetti, Alessio Miecchi
  • Cliente:Reitoria da Universidade do Porto
  • Cidade:Porto
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O exercício a resolver foi o de reabilitar o último piso de um edifício de escritórios para um instituto de aulas de Mandarim. Paralelamente às aulas, foi-nos pedido que fossem também considerados um escritório principal, uma sala de reuniões, uma recepção e uma zona de exposições temporárias.

© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro
Planta Base
Planta Base
© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro

A situação existente apresentava duas zonas amplas, independentes, de escritórios com dois WC’s cada. Apesar da sua dimensão a área disponível não era suficiente para  se resolver todo o programa pretendido. A proposta teria obrigatoriamente que recorrer ao desenho de um espaço que fosse versátil e, simultaneamente, operacional.

© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro

Como ponto de partida, a ideia inicial foi a de realizar uma ‘caixa’, (qual pódio, qual rodapé) que resolvesse a questão infraestrutural. Imediatamente sobre essa Caixa assentariam todas as estantes e divisórias necessárias. Assim, permitir-se-ia esconder toda a quantidade de cabos eléctricos e de telecomunicações num volume perimetral sobre o qual assentariam as divisórias e as estantes e onde, entre estas últimas, correriam as portas.

© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro

Relativamente à distribuição do programa, o que se propôs foi uma continuidade apoiada numa progressiva versatilidade à medida que se vai percorrendo o espaço disponível. Por conseguinte, a zona de recepção, reuniões e escritório ficariam num topo do edifício e as zonas consideradas mais multivalentes, de aulas e exposições temporárias, no topo oposto. A dividir estes dois núcleos encontra-se uma porta de correr que se esconde entre a estante divisória (estando aberta temos a sensação de um corredor longitudinal de distribuição; estando fechada temos a percepção de dois espaços autónomos).

© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro
Planta Variante
Planta Variante
© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro

Na zona que designámos como mais multivalente, e para dar resposta às duas condicionantes do programa que requerem mais área, é desenhada uma ‘parede de fole’ que permitirá variadas possibilidades de utilização do espaço. Concomitantemente, projectou-se uma estante móvel que irá proporcionar, também, usos diversos para a fins diferenciados (e quando não se pretende a sua utilização ela funcionará exacta e unicamente como mais uma estante). Concluindo, para tal intervenção costumamos dizer que apenas foi necessário resolver o espaço com um rodapé e uma porta de fole.

© Frederico Monteiro
© Frederico Monteiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Ceuta 118, 4050-315 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas para Professores de Mandarim Instituto Confúcio / Barata Arquitectos" 24 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965611/salas-para-professores-de-mandarim-instituto-confucio-barata-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.