Salão de Beleza Color Stand / FATHOM

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, CadeiraSalão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, CozinhaSalão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de InterioresSalão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaSalão de Beleza Color Stand / FATHOM - Mais Imagens+ 12

Hiroshima, Japão
  • Arquitetos: FATHOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  68
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tatsuya Tabii
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sungetsu, TAKARA BELMONT, TAKARA Toryo, VitrA
  • Projeto: Hiroyuki Nakamoto
  • Direção: Taichi Enomoto - E.
  • Construção: Hiroyuki Nakamoto - FATHOM
  • Display Verde: Kenzaburo Ohshio
  • Design De Logotipo: Kentaro Ooi - Listen
  • Obras De Aço: Susumu Murata - Kamo Craft
  • Direção De Projeto: E.
  • Estrutura De Aço: FATHOM, KAMO CRAFT
  • Design Gráfico: Listen
  • Cidade: Hiroshima
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Tatsuya Tabii

Descrição enviada pela equipe de projeto. O salão é especializado na coloração de cabelos, e a sua especialidade é a tintura de cabelo grisalho e retoque das raízes. Os clientes procuram uma forma barata e fácil de pintar seus cabelos, motivos pelos quais foi necessário buscar unir qualidade, baixo custo e rapidez no projeto. Por estas razões, pensamos que seria necessário mecanizar o próprio desenho de uma forma sistemática.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Imagem 16 de 17
Planta
Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Tatsuya Tabii

Queríamos criar um espaço que fosse facilmente adaptável, mas também único. O processo tinha de ser simples na fase de concepção para responder ao desafio de um orçamento limitado. Ao longo das nossas discussões, encontramos uma dica no expositor de cores do nome da loja. O conceito foi "Uma loja de especialidades de cor, como um posto de gasolina". Ao combinar todas as funções como em um posto de gasolina, o espaço poderia ser minimizado e o fluxo de tráfego poderia ser simplificado.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii

Três balcões para coloração foram colocados em diagonal e uniformemente espaçados no espaço. Um espelho oval salta de sua base como um semáforo. Cadeiras de salão coloridas estão dispostas simetricamente à volta do espelho.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Tatsuya Tabii

A partir da entrada, o espelho é balançado diagonalmente de modo a não poder ser visto por um momento, e o cenário das peças de madeira dispostas em intervalos iguais como um monólito foi transformado num espaço que combina a austeridade de um sítio arqueológico e a facilidade de uma estação de serviço, algo que nunca tinha sido visto antes num salão.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tatsuya Tabii

O processo de concepção foi baseado na ideia de separar o espaço em duas perspectivas: o ponto de vista e a vista. Neste caso, "ponto" refere-se à função, e depois de subdividir todas as funções, concentrei-as e considerei-as como uma massa de bancadas, que projetei meticulosamente como se estivesse construindo uma máquina para completar cada tarefa.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tatsuya Tabii

A "vista" refere-se ao espaço, e pensamos em mostrar a moldura que apareceu ao desmantelar o espaço como um acabamento. Utilizando a individualidade da moldura existente, fomos capazes de criar um espaço lúdico que só poderia ser criado naquele local específico.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Armário
© Tatsuya Tabii

O resultado é um espaço que é ao mesmo tempo rentável e criativo. No futuro, à medida que alargamos o âmbito deste projecto, esperamos que o espaço desmontado, que é a "vista", tenha uma moldura e especificações diferentes em cada local, e que tenha a sua própria individualidade.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii

Por outro lado, os stands multifuncionais, que são cuidadosamente concebidos como "pontos", serão os mesmos em todos os locais. O "ponto" é produzido uniformemente como um suporte, e a "vista" é produziao com individualidade ao ser desmontada, um fenômeno que é uma inversão do significado habitual de ponto de vista e vista.

Espero que cada vez mais stands-padrão de coloração sejam criados em várias cidades, onde qualquer pessoa pode passar casualmente por eles e usufruir dos seus serviços.

Salão de Beleza Color Stand / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tatsuya Tabii

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:7-14-1 Shimogion Asaminami-ku, Hiroshima-shi, Hiroshima-ken 730-0035, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Salão de Beleza Color Stand / FATHOM" [Color Stand Hair Salon / FATHOM] 20 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965570/salao-de-beleza-color-stand-fathom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.