Sede MGB / Spacefiction Studio

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Vivek Eadara Photography

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Exterior, Porta, FachadaSede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de InterioresSede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, TijoloSede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, FachadaSede MGB / Spacefiction Studio - Mais Imagens+ 36

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  604
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALU-K, Armstrong Grid Ceiling, Asain Paints, Featherlite, Intex Concepts, Luminary Studio, Urban Ladder
  • Arquitetos Responsáveis: Baba Sashank, Vindhya Guduru
  • Desenvolvimento Projeto E Coordenação Local: Anusha Dasari
  • Cidade: Hyderabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Exterior
© Vivek Eadara Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. No clima quente e seco de Hyderabad, a grande maioria dos frequentadores de escritórios se resigna a passar o dia inteiro dentro dos limites de um espaço com ar-condicionado, com muito pouco acesso ao ar fresco externo. Hyderabad - uma cidade que já foi tranquila - é agora uma cidade cosmopolita competitiva, atraindo muitas empresas de grande tecnologia, que constroem milhões de metros quadrados de escritórios por ano.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores
© Monika Sathe Photography
Sede MGB / Spacefiction Studio - Imagem 37 de 41
Planta - Térreo e Primeiro Pavimento
Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Monika Sathe Photography

Destas novas estruturas, poucas consideram as condições locais de clima e cultura em seu projeto. A maioria desses novos edifícios de escritórios são caixas de vidro lacradas que dependem fortemente de ar-condicionado para manter uma temperatura interna específica de forma consistente ao longo do ano, quaisquer que sejam as flutuações climáticas que as estações de Hyderabad possam trazer: verões quentes, monções agradáveis e invernos toleráveis. Este paradigma de construção, controlado mecanicamente e indiferente ao contexto, perpetua uma tipologia de escritórios corporativos que surgiu pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial na América do Norte e que logo se espalhou para qualquer lugar na esperança de participar da nova economia mundial de alta velocidade.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Monika Sathe Photography
Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores
© Monika Sathe Photography

Com a tarefa de reaproveitar uma estrutura de concreto existente no local em uma sede do escritório de uma concessionária de automóveis, nos concentramos em elementos de projeto que poderiam otimizar a capacidade de resposta climática do edifício [de maneiras negligenciadas pelo desenho original.] Para este fim, nos baseamos em nossa contínua pesquisa em telas perfuradas como uma forma de confundir as fronteiras entre o interior e o exterior. Aqui, um sistema de telas colocadas ritmicamente no 1º, 3º e em um futuro 5º pavimento envolvem o edifício. Uma chapa de metal de 3 mm com perfurações de 8 mm, unida por uma estrutura de metal bem integrada, compõe este sistema.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Monika Sathe Photography
Sede MGB / Spacefiction Studio - Imagem 41 de 41
Detalhe

O limite oeste do edifício, que normalmente recebe a maior parte da luz direta do sol, é bloqueado pela colocação da escada e dos banheiros ao longo dessa borda, tornando-o uma fachada austera. Isso deixa o restante do pavimento sem colunas para o programa principal - áreas de trabalho. O lado sul, que também recebe o impacto da forte luz do dia, é a fachada do prédio voltada para a rua.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Monika Sathe Photography
Sede MGB / Spacefiction Studio - Imagem 39 de 41
Elevações
Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Vivek Eadara Photography

Uma consideração importante para nós foram os detalhes da montagem e a aparência do sistema da fachada. O padrão geométrico com que chegamos à tela tem uma ludicidade e uma leveza que conferem ao prédio uma identidade distinta na rua. Uma consequência adicional da fachada colorida é o interesse visual que ela gera para nossos minúsculos vizinhos no jardim de infância do outro lado da rua. Fora dos espaços escuros subutilizados da escada são esculpidos muitos nichos de áreas de estar, frequentemente usados pela equipe para se reunir ou aproveitar individualmente. Já os principais espaços de trabalho são organizados de forma típica e hierárquica, distribuídos pelos 4 níveis, sendo o 4º dedicado aos executivos. No entanto, cada indivíduo, em qualquer lugar do edifício, tem acesso direto ao espaço externo: uma disposição generosa e democrática.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Interiores
© Vivek Eadara Photography

As varandas são preenchidas com vegetação de fácil manutenção e criam uma sobreposição de plantas verdes e telas amarelo-laranja atrás delas. Todas as janelas e portas são operáveis tornando a varanda acessível a partir de todos os espaços de trabalho, permitindo a abertura das janelas para ventilação cruzada. Isso também dá aos usuários a opção de reduzir sua dependência do ar-condicionado. A sede da MGB transcende as abordagens mais comuns para lidar com o calor de Hyderabad e oferece um método de resfriamento passivo que beneficia seus ocupantes e, o mais importante, desafia a tipologia típica de caixa de vidro dos prédios de escritórios.

Sede MGB / Spacefiction Studio - Fotografia de Exterior
© Vivek Eadara Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hyderabad, Telangana, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede MGB / Spacefiction Studio" [MGB Headquarters / Spacefiction Studio] 23 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965510/sede-mgb-spacefiction-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.