Fazenda Painal / N2B Arquitetura

Fazenda Painal / N2B Arquitetura

© Keniche Santos© Keniche Santos© Keniche Santos© Keniche Santos+ 22

Cravinhos, Brasil
  • Arquitetos: N2B Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1293
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias :Keniche Santos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Esmage Marcenaria, MMC metálica, Ângelo Casa Dei
  • Autores : Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker
  • Arquiteto Responsável : Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker, Natalie Fogagnoli
  • Equipe : Júlia Saba e Silva, Arani Périssé de Oliveira
  • Cidade : Cravinhos
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Keniche Santos
© Keniche Santos

Descrição enviada pela equipe de projeto. As definições e estratégias projetuais surgem a partir da vontade do proprietário da fazenda em realizar uma transição da monocultura agrícola para o sistema de produção agroflorestal (SAF), o qual tem como objetivo cultivar espécies simultaneamente no mesmo espaço geográfico com o intuito de obter uma maior oferta de produtos. Nesse contexto a diversificação do plantio otimiza o espaço rural e permite o desenvolvimento sustentável.

© Keniche Santos
© Keniche Santos

O desafio foi repensar a estrutura da fazenda, avaliando quais espaços circulações e edificações eram fundamentais para essa nova fase agrícola. Sendo assim, o conceito agroflorestal direcionou o escritório a seguir a premissa da sustentabilidade e dos espaços multiuso e, para que essa ideia pudesse ser concretizada, a tecnologia foi uma grande aliada, fazendo-se presente em sistemas de energia renovável, captação e retenção de águas pluviais para irrigação.

© Keniche Santos
© Keniche Santos

A programática da construção destinada a armazenamento dos maquinários e insumos agrícolas, surgiu através de uma grande cobertura, sob a qual foi edificado um bloco de paredes espessas de taipa que, sendo essa produzida com o solo do próprio local, beneficiando a eficiência térmica do edifício. Atualmente, o espaço do térreo está sendo utilizado como almoxarifado da fazenda. Já o pavimento superior foi contemplado estrategicamente como base administrativa da fazenda, devido ao posicionamento geográfico favorável na mesma. Tal base abrange um programa simples, reunindo recepção, sala de reuniões, copa e administrativo. A pedido do cliente, além das áreas de armazenagem e administração, foram projetadas habitações modulares para os funcionários da propriedade, sendo essas, uma releitura contemporânea das casas coloniais presentes em fazendas dos séculos XVI e XIX.

© Keniche Santos
© Keniche Santos
Planta
Planta
© Keniche Santos
© Keniche Santos

O programa interno das residências “casas colonos” é simples, formado por uma sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Na área externa, foi feita uma reconstituição das varandas projetadas no período colonial, destinadas a convivência e socialização. Ao fundo, há um quintal com lavanderia, área de churrasqueira e garagem em um único espaço. A estrutura metálica e a taipa também foram utilizadas como partido no projeto das residências, buscando melhor eficiência térmica, além de, contribuir para a continuidade da linguagem projetual e harmonia estética.

© Keniche Santos
© Keniche Santos
Cortes
Cortes
© Keniche Santos
© Keniche Santos

Contrariando a prática da jardinagem ornamental, como feito convencionalmente, em todos os espaços de canteiros foram cultivadas espécies vegetativas de acordo o sistema agroflorestal citado anteriormente, proporcionando o contato direto entre os alimentos fornecidos e moradores/prestadores de serviços da fazenda.

© Keniche Santos
© Keniche Santos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda Painal / N2B Arquitetura" 20 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965272/fazenda-painal-n2b-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.