Áreas Comuns e Paisagismo Bem Viver General Jardim / Felipe SS Rodrigues

Áreas Comuns e Paisagismo Bem Viver General Jardim / Felipe SS Rodrigues

© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente+ 34

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Fran Parente, Felipe SS Rodrigues
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AL Marcenaria, Aluv Móveis Externos, Arqlinea Móveis, JRL Marmoraria, Morada da Floresta, Palano Metal Serralheria, Tok&Stok
  • Clientes:Magik Jc Empreendimentos Imobiliários
  • Engenharia:Polimovi Construções
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Fran Parente
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto das áreas comuns e paisagismo do Bem Viver General Jardim - é um trabalho complementar e em sintonia com a arquitetura do edifício, desenvolvida pelo SIAA Arquitetos. O volume de ar, o vazio, é na história da arquitetura um dos elementos ocultos mais celebrados e atemporais. Entre os pilares de pedra dos templos da Antiguidade, entre os arcos das catedrais góticas, sob o domus de Brunelleschi, entre ornamentos barrocos e rococós — seja no Brasil ou no exterior —, sob as cascas de concreto de Niemeyer, o vazio está presente. E se a arquitetura é analisada pelos elementos duros, como de costume, podemos facilmente esquecer que eles cumprem na verdade com outra ambição paralela, que é encapsular o vazio de tal modo que a materialidade faça algum sentido, e seja ela responsável pelo que chamamos de Arquitetura.

© Fran Parente
© Fran Parente
Planta baixa térreo
Planta baixa térreo
© Fran Parente
© Fran Parente

O que pode parecer muito distante — de um edifício residencial no centro de São Paulo finalizado em 2021 — na verdade esconde ambições ainda muito similares. Ao passo que a criação desse térreo com pé-direito duplo, que atravessa da rua ao fundo do lote, e garante permeabilidade ao jardim, ainda esteja atrelada a disponibilidade financeira e contexto sócio-econômico, e não ao desejo restrito da arquitetura, ou em outras palavras, tendo em vista que a decisão pela criação deste espaço continua sendo um esforço da empreitada e de representação de uma qualidade espacial que seja distinta da cotidiana, ainda continuamos a moldar o vazio com certo esforço e propósito.

© Fran Parente
© Fran Parente
© Fran Parente
© Fran Parente

Diante do investimento e da generosidade espacial do Bem Viver General Jardim, nosso trabalho, tanto nos interiores quanto no paisagismo, tem a intenção de valorizar e enfatizar esse atributo. O mobiliário e elementos que compõem a usabilidade destas áreas comuns foram pensados transparentes, móveis, e leves; independentes e desvinculados da massa construída. Como a luminária dupla-face, com 30m de extensão — com iluminação difusa na parte superior e direta na parte inferior —, desenhada sob medida no comprimento do edifício, valorizando os fundos de laje e vigas da mesa de concreto, que fazem a transição do sistema construtivo em alvenaria estrutural da torre para o embasamento em concreto moldado in loco. Mesas e cadeiras aeradas na cor preta para as áreas abertas — cor da telha ondulada perfurada definida pela arquitetura para envelopar as alvenarias cegas —, e mobiliário branco para os ambientes fechados.

© Fran Parente
© Fran Parente

A mesa do salão de festas foi pensada como uma única barra com 16 lugares, que ao mesmo tempo celebra a ceia coletiva e sugere um número adequado de usuários para o espaço. Também foram desenhadas superfícies com três níveis de interação para o coworking, a sala de estudos coletiva; com altura de banco, mesa tradicional e mesa alta. Tanto o trapézio fora da projeção do prédio, que abriga espreguiçadeiras para se tomar sol, quanto a horta coletiva e biblioteca conjugada à lavanderia compartilhada, foram programas que surgiram a partir das primeiras conversas com a incorporadora, somando-se ao salão de festas, jogos, bicicletário, coworking e lavanderia, já previstos no programa básico da arquitetura.

© Fran Parente
© Fran Parente
© Fran Parente
© Fran Parente

Já para o paisagismo, propusemos o avesso de tanta coerência. Um jardim erudito e ao mesmo tempo banal. Desta vez não se trata da recorrente exuberância das folhagens; aqui, um pouco de diversidade, como a cidade. A vez delas: preferencialmente, plantas acompanhadas de flores, quase sempre renegadas pelos paisagistas. Um jardim mutável durante os meses, durante as estações. Algumas ervas daninhas são bem-vindas, mas com flores. Certamente mini-rosas com espinhos - para que as crianças aprendam desde cedo que a beleza pode ser perigosa. Manjericão para a pizza que acabou de chegar. Quebra-pedra — o arquiteto tem cálculo renal e mora a duas quadras. Érica, flores roxas pequenininhas. E a lavanda? - foi a Vera do 203 que acabou de plantar. Dama-da-noite que arrebata corações. Primavera que desabrocha no verão — criada em estufa, coitada, perdeu a estação. Orquídeas-bambu, que mesmo magrela e comprida passarinho gosta. Gosta também de lírio-da-paz — desse vamos plantar muito —, senão só a lágrima-de-cristo resolverá. Um jardim que sobra e cabe mais um pouco mais. Um jardim de fazer a avó morrer... — de inveja! — e querer levar uma muda; o zelador não pode ver. Quem sabe ele também floresça em outro lugar. Quem sabe...

© Felipe SS Rodrigues
© Felipe SS Rodrigues
Esquema paisagismo
Esquema paisagismo
© Fran Parente
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Gen. Jardim, 415 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Áreas Comuns e Paisagismo Bem Viver General Jardim / Felipe SS Rodrigues" 20 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965271/areas-comuns-e-paisagismo-bem-viver-general-jardim-felipe-ss-rodrigues> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.