Terra Centre / One University One Village Team

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, FachadaTerra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, FachadaTerra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, TijoloTerra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, VigaTerra Centre / One University One Village Team - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Responsável: Edward Ng
  • Equipe De Projeto: Edward Ng, Li Wan, Lucia Cheung, and Xinan Chi
  • Engenheiro Estrutural: Wenfeng Bai
  • Terraplanagem: Marc Auzet, Juliette Goudy
  • Arquiteto De Gerenciamento Da Obra: Fang Tian, Xiaoxue Liu, Lai Zhou
  • Estrutura De Bambu Do Telhado: Changzhuan Shao
  • Equipe De Construção: Mr. Qingguang Yang's team from Guangming Village, Yunnan, China and Mr. Changfu Yang's team from Huili county, Sichuan, China
  • Paisagismo: Shan Dai
  • Cliente: Institute of Environment, Energy and Sustainability of The Chinese University of Hong Kong and Faculty of Architecture and City Planning of Kunming University of Science and Technology
  • Patrocinadores: Chan Cheung Mun Chung Charitable Fund Ltd.
  • Cidade: Kunming
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, Fachada
Fachada. Imagem © Ce Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por meio da cooperação com a Universidade de Ciência e Tecnologia de Kunming (KUST), a equipe da One University One Village (1U1V) aprimorou a tecnologia de construção e o desempenho sísmico da construção terrestre no sudoeste rural da China. Com o objetivo de realizar o treinamento de artesãos a longo prazo, configurar um espaço para a realização de experimentos, pesquisas e estudos práticos, além de expor as novas tecnologias e realizações da construção sísmica de terra, a equipe construiu o Terra Centre no campus KUST, com apoio financeiro do Fundo de Caridade Chan Cheung Mun Chung.

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior
Vista aérea. Imagem © Ce Wang
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior
Fachada sudoeste. Imagem © Ce Wang

A concepção do projeto é altamente baseada nas condições climáticas locais de Kunming, de forma que estratégias de design passivo possam ser selecionadas. Conforme a carta bioclimática de Kunming, a equipe 1U1V projetou um espaço semi-externo com iluminação zenital no centro, para fornecer um espaço multifuncional confortável para diferentes treinamentos e atividades acadêmicas. Em comparação com os materiais de construção convencionais, a terra compactada tem um excelente desempenho térmico. O design passivo com iluminação natural, ventilação natural, massa térmica e sombreamento garantem alta qualidade ambiental interna e baixo consumo de energia operacional. Nenhum equipamento ativo de resfriamento e aquecimento foi utilizado no projeto.

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, Fachada
Espaço exterior e coberto. Imagem © Ce Wang
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, Fachada
Espaço exterior e coberto. Imagem © Ce Wang

Para minimizar o impacto natural local, 89% dos materiais de construção são naturais locais, incluindo à terra, o cascalho e areia locais. Nenhum estabilizador industrial foi adicionado à alvenaria, ou seja, a parede deste edifício é 100% reciclável e livre de poluição. A estrutura da cobertura é feita de bambu, um material de crescimento rápido com energia incorporada relativamente baixa. Nenhum material de decoração foi aplicado na fachada do edifício e nas paredes internas. Os materiais industriais, como cimento e aço, são limitados e usados de forma eficiente em peças estruturais importantes, como fundação, pilares da construção, viga circular e laje de piso, para garantir a segurança e a qualidade ambiental da edificação.

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, Tijolo
Espaço público multifuncional. Imagem © Ce Wang

Várias inovações foram feitas para melhorar o desempenho sísmico do edifício, como:
• A proporção da terra bruta foi otimizada pela adição de agregados naturais, melhorando assim as propriedades mecânicas do material.
• Pilares de concreto armado foram colocadas nas paredes de taipa para melhorar o desempenho anti-cisalhamento. As vigas e as fundações do anel de concreto armado foram instaladas para melhorar o desempenho geral do edifício.
• Compactadores de ar comprimido e formas de liga de alumínio foram aplicados para aumentar a compactação e a qualidade geral da parede.
O resultado de testes seriais de propriedades mecânicas e testes de mesa vibratória comprovam que o desempenho sísmico da edificação de taipa foi significativamente aprimorado, atendendo perfeitamente aos códigos sísmicos locais.

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
Treinamento multifuncional dos artesões. Imagem © Ce Wang
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, Viga
Espaço público multifuncional. Imagem © Ce Wang
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo
Circulação. Imagem © Ce Wang

O Terra Center não é apenas um edifício, mas uma ferramenta de pesquisa e educação. A equipe treinou e empregou moradores para construção e, assim, os proporcionou uma maneira de ganhar a vida economicamente no futuro. Trinta e três moradores se juntaram a este projeto e foram aprovados no treinamento de artesãos. O projeto mudou a atitude dos habitantes em relação às construções de taipa, os deixando interessados a abandonar suas casas de tijolo-concreto, já que o projeto defendia o método de construção e estilo de vida tradicional. O resultado do projeto fornece referências para políticas nacionais de construção rural e padrões sísmicos de construção em terra.

Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
Estúdio. Imagem © Ce Wang
Terra Centre / One University One Village Team - Fotografia de Exterior, Fachada
Entrada Principal. Imagem © Ce Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chenggong Campus, Kunming University of Science and Technology, Kunming City, Yunnan Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terra Centre / One University One Village Team" [Terra Centre / One University One Village Team] 19 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965252/terra-centre-one-university-one-village-team> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.