Pavilhão Spark / ATMOperation

Pavilhão Spark / ATMOperation

© ACF© ACF© ACF© ACF+ 26

  • Arquitetos: ATMOperation
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  216
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  ACF
  • Arquitetos Responsáveis:Jing Li
  • Equipe De Projeto:Zheshuo Zhao, Junjie Zhou, Zhangming Li
  • Cidade:Shenzhen
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
© ACF
© ACF

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há um antigo provérbio chinês que diz que "uma faísca pode iniciar um incêndio na mata". A estratégia deste projeto foi atrair atenção para a questão das áreas públicas do bairro, discutindo amplamente o uso do espaço. 

© ACF
© ACF

A variedade de áreas públicas no bairro

Com seu extenso tecido urbano, esse bairro de Shenzhen apresenta questões habitacionais específicas. Por um lado, assim como as comunidades habitacionais de alta densidade, resolve o problema da habitação popular na região, mas, por outro lado, sua falta de espaços públicos de qualidade se torna um grande problema.

© ACF
© ACF
© ACF
© ACF

Com a colaboração do cliente e a comunicação com a comunidade local, o projeto propõe a inserção do “Pavilhão Spark” em um terreno vazio. O terreno é uma esquina promissora do bairro de Yuan Fen, na China. Existem três partes principais do espaço público: a quadra de basquete de rua, o longo corredor trapezoidal e a pequena praça. A variedade de atividades públicas é delineada pela composição de seus espaços.

© ACF
© ACF
© ACF
© ACF

Adaptação ambiental e funcional

O projeto define que metade do espaço disponível seria dedicado aos esportes, o que, consequentemente, transforma o corredor trapezoidal em uma necessidade. A iluminação do espaço apresenta diferenças entre a luz do dia e a luz da noite. Automaticamente, acontecerá uma variedade de atividades, a depender do período. Os residentes locais explorarão o uso do pavilhão no futuro.

© ACF
© ACF

Material sustentável

Uma fronteira transparente, feita com uma rede metálica, é definida para estreitar o relacionamento com a comunidade do entorno. O metal é tingido de vermelho para interpretar “faísca” como recurso visual. O ambiente se ascende assim como uma lanterna chinesa, iluminando toda a região e fornecendo um local para ativar a vitalidade da comunidade.

© ACF
© ACF
© ACF
© ACF
© ACF
© ACF

As cinco fachadas

Para uma relação de vizinhança positiva, o projeto valoriza a aparência de toda sua fachada. Visto de cima, o pavilhão possui um reconhecimento visual muito forte.

© ACF
© ACF
© ACF
© ACF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yuan Fen Village, Longhua District,Shenzhen,Guangdong Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Spark / ATMOperation" [Spark Pavilion / ATMOperation] 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965125/pavilhao-spark-atmoperation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.