Casa de Férias / Orange Architects

Casa de Férias / Orange Architects

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior, PortaCasa de Férias / Orange Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Férias / Orange Architects - Mais Imagens+ 24

  • Projeto: Elena Staskute, Jeroen Schipper, Patrick Meijers
  • Líder De Projeto: Elena Staskute
  • Coordenação De Projeto: Paul Kierkels
  • Desenhos: Elena Staskute, Eric Eisma, Panagiotis Seltsiotis
  • Empreiteiro: Cor Koper Bouwbedrijf
  • Cidade: De Koog
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na bela ilha holandesa de Texel, esta casa é diferente de qualquer outra. Em vez de dividir a residência em diferentes espaços por paredes, Orange Architects decidiu dividi-los de acordo com o uso específico a qualquer momento. Fugir da rotina está literalmente embutido na construção.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior, Porta
© Sebastian van Damme

A casa de temporada apresenta uma abordagem diferente do espaço. De dia, durante um feriado, as pessoas tendem a passar mais tempo juntas e há menos necessidade de espaços privados. Com isso em mente, a Orange Architects, empresa com sede em Rotterdam, otimizou a casa maximizando todos os espaços internos, permitindo que a maioria deles acomodasse duas funções. De dia, a casa se transforma em um espaço aberto e fluido.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Os espaços se estendem ainda mais, através de grandes janelas e portas, para as áreas externas. À noite, os painéis de madeira do corredor podem ser fechados, rotacionando  90 graus, e o espaço contínuo se divide em ambientes separados. A cama se transforma em um quarto de tamanho normal, enquanto o chuveiro e a pia escondidos se transformam em um banheiro privativo. Ao permitir a transformação do interior, o espaço é otimizado, se mantendo compacto e eficiente, evitando divisões inutilizadas durante o dia.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

A Casa de Férias evoca uma sensação muito espaçosa em um volume relativamente compacto. Claraboias no quarto, biblioteca e sótão; caixilhos das janelas com até cinco metros de altura para o jardim; painéis interiores de bétula cor clara e elementos móveis aumentam a sensação rudimentar de espaços bem proporcionados, iluminação poética e materialização essencial. O projeto foi elaborado com múltiplas soluções sustentáveis: painéis solares quase invisíveis na cobertura, ventilação natural, estrutura de madeira e piso de concreto que atua como massa térmica, cobertura altamente isolada, fachadas e janelas. E é totalmente elétrico, para cozinhar, aquecer água e calefação, não são necessários combustíveis fósseis.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Sebastian van Damme
Casa de Férias / Orange Architects - Imagem 25 de 29
Axonométrica
Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Porta
© Sebastian van Damme

O clima definitivamente não vai destruir as férias, já que a casa pode ser desfrutada em diferentes condições climáticas. Os brises no terraço podem ser ajustados se estiver ventando, a varanda pode ser aproveitada quando está muito sol, mas as gotas de chuva batendo nas luzes do telhado dão um verdadeiro show e, em uma noite clara, as estrelas fazem o mesmo.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Sebastian van Damme

O empreiteiro, cuja empresa está localizada no continente, pré-fabricou as paredes e o telhado em sua oficina. Por causa de sua forma irregular, a estrutura foi totalmente montada pela primeira vez na oficina. Depois de montada e concluída, a estrutura foi desmontada e transportada para a ilha, onde foi remontada no local em um curto espaço de tempo. Em seguida, começou o acabamento bem distinto do interior, dentro da casca protetora da estrutura pré-fabricada.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Interiores
© Sebastian van Damme

A apenas dez minutos a pé do Mar do Norte, esta casa oferece uma estadia aconchegante, mas distinta. O interior sólido, porém escultural, coberto pela concha de madeira preta, cria um forte contraste entre o interior quente e o exterior arrojado.

Casa de Férias / Orange Architects - Fotografia de Exterior
© Sebastian van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Férias / Orange Architects" [Holiday Home / Orange Architects] 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965119/casa-de-ferias-orange-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.