Escritório Ficus / Arquid

Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Ficus / Arquid - Fotografia de InterioresEscritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, CadeiraEscritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraEscritório Ficus / Arquid - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Arquid
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Akaba, Anse, Arc316, AutoDesk, CARE, McNeel, Ondarreta
  • Arquitetos Responsáveis: Arquid
  • Equipe De Projeto: Arquid
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores
© G Estudios Multimedia

Ficus, a sede do estúdio Arquid, é basicamente um projeto feito pela nossa alma. É o resultado de acreditar no potencial da arquitetura herdada, é a história do nosso trabalho, do nosso esforço contínuo em liderar a indústria em um novo caminho de clareza e abertura. O projeto iniciou com a reabilitação de um antigo armazém integrado na cidade que se encontrava quase abandonado. A antiga estrutura foi preservada para manter a sua identidade, ligada diretamente à personalidade e ao portfólio da empresa. Era necessária uma intervenção que preservasse a identidade do lugar, mas proporcionasse todas as áreas de trabalho necessárias sem perder a flexibilidade. O espaço precisava ser invadido por um novo uso que, ao mesmo tempo, de alguma forma potencializasse sua origem.

Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Cadeira
© G Estudios Multimedia
Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© G Estudios Multimedia

Decidiu-se, então, criar uma nova topografia dentro do armazém, que permitisse aproveitar toda a sua altura e diferenciar cada uma das áreas, possibilitado os diferentes tipos de atividade sob o mesmo espaço. Desta forma, em conceito, o projeto combina diferentes níveis através do mesmo gesto contínuo de contornos suaves. O projeto goza, assim, da dicotomia entre a sua natureza em corte (na qual os planos brancos ou transparentes procuram integrar e otimizar o espaço industrial) e em planta (onde as curvas de nível constituem a invasão e apropriação do espaço industrial). A topografia elevada por paredes de alvenaria finalizadas gesso, é rematada por superfícies de epóxi cinza que ora servem de piso, ora de mesa ou assento, e que acentuam ainda mais a organicidade do conjunto. Ao juntar os diferentes níveis e transparência, os elementos verdes foram uma das principais ferramentas utilizadas para configurar os espaços dentro do escritório. O mobiliário foi desenhado sob medida em torno do ficus - o coração do espaço - e em torno das diferentes entradas ajudando, por sua vez, a adicionar novos núcleos verdes que diferenciam as áreas de trabalho.

Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Cadeira
© G Estudios Multimedia
Escritório Ficus / Arquid - Imagem 13 de 18
Planta - Térreo
Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Cadeira
© G Estudios Multimedia

Para abrigar os espaços de serviços, também são gerados dois volumes condensados ​​nas duas frentes do espaço central: um que abriga os banheiros e sala de clientes, e um segundo com salas de reunião e de chamadas adaptadas a diferentes escalas e capacidades. Ficus entende as vantagens da natureza e as adapta a um ambiente produtivo para, como não poderia ser de outra forma, dar vida a novas ideias em um ambiente vivo. Representa a evolução dos nossos locais de trabalho, um espaço que é muito mais do que um escritório, um oásis de tranquilidade para a nossa vida agitada. Como um todo, este projeto pode ser descrito como um jardim produtivo escondido no centro de Madri. Um lugar onde, através de um túnel que convida à curiosidade, um parêntese no urbano, o tempo ganha outra escala e onde se prossegue a criação da arquitetura valendo-se dos seus próprios benefícios.

Escritório Ficus / Arquid - Fotografia de Interiores, Escada
© G Estudios Multimedia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escritório Ficus / Arquid" [Ficus Office / Arquid] 14 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965048/escritorio-ficus-arquid> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.