Casa Grava / Estudio PK

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Grava / Estudio PK - Fotografia de ExteriorCasa Grava / Estudio PK - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Grava / Estudio PK - Fotografia de ExteriorCasa Grava / Estudio PK - Mais Imagens+ 22

Tigre, Argentina
  • Arquitetos: Estudio PK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  417
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Alumetal, AutoDesk, Barugel azulay, Franca, SketchUp
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Pessagno, Lilian Kandus
  • Equipe De Projeto: Lilian Kandus, Ignacio Pessagno, Lucila López, Denise Andreoli, Belén Luna Crook, Milagros Caride, Belén López Astrada, Vanesa Rolón, Denise Bardelli, Melany D’angelo, Sofia Vier Abinet
  • Equipe De Obra: Pablo Martinelli, Javier Orts
  • Cálculo Estrutural: José Luis Pisani
  • Paisagismo: Grun
  • Interiores: Suma
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizado em Tigre, Buenos Aires, Argentina, com orientação nordeste e vista direta para a lagoa central do bairro de Virazón, localizado em Nordelta. A escolha para o desenho da fachada da casa se deu pelo estabelecimento de uma geometria pura e limpa que realçasse as características do entorno e respeitasse a privacidade da proposta.

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral
Casa Grava / Estudio PK - Imagem 25 de 27
Planta Térreo
Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

A Casa Grava foi projetada como um volume maciço. Em termos da sua imagem e tectônica, houve uma busca em relação à materialidade. A escolha da pedra para a área externa respondeu a uma ideia nostálgica do cliente. Partimos de uma base pesada, com a pedra como protagonista que identifica o lugar, um piso superior mais leve e diferentes aberturas que foram geradas para capturar a melhor orientação.

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

A casa se desenvolve em dois pavimentos, com o térreo atuando como um grande volume com aberturas que geram pátios internos e um pátio de acesso, e todos esses vazios projetados para capturar a melhor luz e gerar diferentes situações enriquecedoras para os moradores. A Casa Grava se vale do contraste entre a materialidade interna e externa. O térreo é um volume sólido, e a pedra consegue realçar esta ideia, mas seus interiores foram projetados com luz, permeabilidade, e forros em branco que ajudam a reforçar esta dualidade. No pavimento superior uma laje de concreto contrasta no interior.

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Escada
© Alejandro Peral
Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Interiores
© Alejandro Peral

O percurso pela casa é uma das questões mais importantes, predominando a simplicidade da circulação. A partir do acesso a rota é ininterrupta, fazendo dessa uma casa muito fluida e hermética em direção à rua, mas quando se está dentro essa aparência hermética desaparece. Esse passeio vive a paisagem através das janelas, sendo ininterrupta a conexão com a natureza, gerando um jogo de luzes e sombras ao longo do dia, por sua vez tem projeção para a água, que foi um dos focos mais importantes do desenho.

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Alejandro Peral
Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Alejandro Peral

Buscamos a abertura e a relação com o entorno. Um dos desafios que enfrentamos no projeto era como fazer o lado de fora entrar na casa. Devido à proximidade do triângulo, era muito importante que o externo estivesse dentro da casa, por isso diversas aberturas foram pensadas para permitir a entrada da vegetação mesmo sob as escadas, destacando a sensação de fluidez entre o interior e o exterior com a qual, ao entrar na casa e passar por ela, há diferentes instâncias e espaços verdes. Até mesmo no último pavimento foi criado um terraço ao lado de todos os cômodos para permanecer em estreito contato com tudo o que é a fluidez da vegetação.

Casa Grava / Estudio PK - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Grava / Estudio PK" [Casa Grava / Estudio PK] 14 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965047/casa-grava-estudio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.